Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202044

Palavras-chave:

Formação de professores, Conhecimento profissional docente, Números racionais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar os conhecimentos de professores que ensinam Matemática sobre os números racionais. Focamos nesse tipo de números por se tratar de um conteúdo presente nos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Tomamos como base teórica o Conhecimento Matemático para o Ensino (Mathematical Knowledge for Teaching — MKT). Para a produção de dados utilizamos questionários e tivemos como participantes professores de Pedagogia e Matemática. Categorizamos as produções de acordo com o nosso referencial teórico: Conhecimento do Conteúdo e do Currículo (CCK), Conhecimento do Conteúdo e Estudantes (KCS), Conhecimento Horizontal do Conteúdo (HCK), Conhecimento do Conteúdo e Ensino (KCT), Conhecimento Comum do Conteúdo (CCK) e Conhecimento Especializado do Conteúdo (SCK). Concluímos que há lacunas nos conhecimentos matemáticos dos professores participantes. Apontamos, assim, a necessidade de formação continuada que contemple os números racionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALL, Deborah. L.; THAMES, Mark Hoover; PHELPS, Geoffrey. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, nov. 2008.

BATISTA, Carolina Cordeiro. O estudo de aula na formação de professores de Matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

COELHO, Felipe Gomes. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de Matemática. 2014. 321f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) — Instituto de Matemática. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

DAMICO, Alecio. Uma investigação sobre a formação inicial de professores de matemática para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. 2007. 313f. Doutorado (Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

ELIAS, Henrique Rizek. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino do corpo dos números racionais na formação de professores de Matemática. 2017. 327f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências Exatas. Universidade Estadual de Londrina. Londrina.

FELIX, Thiago Francisco. Pesquisando a melhoria de aulas de Matemática segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com a metodologia da Pesquisa de Aulas (Lesson Study). 2010. 153f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas) — Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia. Universidade de São Carlos. São Carlos.

FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. (Org.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.

FONSECA, Herika Nunes Torres. Os números racionais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: investigando saberes docentes. 2008. 133f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 42. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

GARCIA, Carlos Marcelo. Pesquisa sobre formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 9, p. 51-75, set./dez. 1998.

GAUTHIER, Clermont; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Editora Unijuí, 1998.

MOREIRA, Daniel Augusto. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade e docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA. Selma Garrido, GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002, p. 12-52.

PONTE, João Pedro da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: PONTE, João Pedro da. Educação Matemática: temas de investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992, p. 185-239.

PONTE, João Pedro da. Da formação do desenvolvimento profissional. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, 1998, Guimarães. Actas do ProfMat1998. Lisboa: APM, 1998, p. 27-44.

PONTE, João Pedro da. O desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, n. 31, p. 9-12, abr./jun. 1994.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas. 1999.

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 12. ed. Campinas: Autores Associados, 1996.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Education Review, v. 57, n. 1, p. 1-22, apr. 1987.

SILVA, Angélica da Fontoura Garcia. O desafio do desenvolvimento profissional docente: análise da formação continuada de um grupo de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como objeto de discussão o processo de ensino e aprendizagem das frações. 2007. 308f. Doutorado (Educação Matemática) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

SOUZA, Gresiela Ramos de Carvalho. Números Racionais: concepções e conhecimento profissional de professores e as relações com o livro didático e a prática docente. 2013. 230f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Instituto de Educação. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Tradução de Francisco Pereira de Lima. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Tradução de Léa Pinheiro Paixão. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 4, p. 215-233, 1991.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

27-09-2020

Como Citar

MIOLA, A. F. de S.; LIMA, T. E. de A. . Conhecimentos necessários para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–16, 2020. DOI: 10.46551/emd.e202044. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/2820. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos