Análise do sistema de conceito geométrico presente no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.46551/emd.e202119

Palavras-chave:

Organização do Ensino, Livro Didático, Conceitos Geométricos

Resumo

O objetivo deste texto é analisar sistema de conceito geométrico presente no livro didático Ápis do 4º ano do Ensino Fundamental. Questionamos qual a qualidade do ensino de conceitos geométricos, presente no livro didático, na direção e formação do pensamento matemático do estudante. Para esta análise, utilizamos a abordagem teórico-metodológica da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade no âmbito do materialismo histórico e dialético. Constatamos que, na organização pedagógica proposta pelo livro didático, o conteúdo trabalhado não se torna objeto de atenção e estudo por parte do estudante, as tarefas assumem uma direção técnica e repetitiva, voltadas para o como fazer e não ao porquê fazer, limitando o desenvolvimento das operações mentais, visto que se distanciam do objeto de estudo e seu processo histórico de produção, via para a unidade entre os sistemas de conceitos geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, Elaine Sampaio. Atividade orientadora de ensino: princípios e práticas para a organização do ensino de Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 8, n. 15, p. 123-146, jan./jun. 2019.

ASBAHR, Flávia da Silva Ferreira. “Por que aprender isso, professora?” Sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. 220f. Tese (Doutorado em Psicologia) — Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo. São Paulo.

BOGOYAVLENSKY, Dmitriy Nikolaevich; MENCHINSKAYA, Natalya Aleksandrovna. Relação entre aprendizagem e desenvolvimento psicointelectual da criança em idade escolar. In. LEONTIEV, Alexis Nikolaevich; VIGOTSKY, Lev Semenovitch; LURIA, Alexander Romanovich et al. Psicologia e Pedagogia: bases pedagógicas da aprendizagem e do desenvolvimento. Tradução de Rubens Eduardo Farias. São Paulo: Editora Moraes, 2005, p. 63-85.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DANTE, Luiz Roberto. Ápis Matemática — 4º ano. São Paulo: Ática, 2013.

DAVÝDOV, Vasili. La ensenanza escolar y eldesarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare. Moscou: Editorial Progresso, 1988.

DAVÝDOV, Vasili. What is real lerning activity? In: HEDEGARD, Mariane; LOMPASCHER, Joachim. Learning activity and development. Aarhus: Aarhus University Press, 1999, p. 123-138.

FERREIRA, Merly Palma. As bases para a organização do ensino de Geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. 2017. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

GRANDO, Regina Célia. NACARATO, Adair Mendes. GONÇALVES, Luci Mara Gotardo. Compartilhando saberes em Geometria: investigando e aprendendo com nossos alunos. Caderno Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 39-56, jan./abr. 2008.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Actividad, conciencia, personalidad. Traducción de Librada Levyva Soler; Rosario Bilbao Crespo; Jorge Carlos Potrony García. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1983.

LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Rubens Eduardo Frias. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.

LOCATELLI, Sueli Cristina. O ensino de Geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Estadual de Maringá. Maringá.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch Obras escogidas II. 2. ed. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, Lev Semionovitch; LURIA, Alexander Romanovich. LEONTIEV, Alexis Nikolaevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. São Paulo: Ícone, 1988, p. 103-117.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Obras escogidas I. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 1997.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Pensamiento y lenguaje. Traducción de José Maria Bravo. Madrid: Visor Dist, 1993.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-08-2021

Como Citar

FERREIRA, Merly Palma; MORAES, Silvia Pereira Gonzaga de. Análise do sistema de conceito geométrico presente no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1–15, 2021. DOI: 10.46551/emd.e202119. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/3727. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos