O game Slice Fractions como espaço para ensinar frações e a abertura à constituição de conhecimento matemático

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a12

Palavras-chave:

Game, Slice Fractions, Educação Matemática, Conhecimento

Resumo

Neste trabalho se pretende discutir o game Slice Fractions, identificando as potencialidades abertas para ensinar frações e as significações possibilitadas aos alunos que jogam. Como metodologia articula-se o Digital Game Based Learning (DGBL) e a fenomenologia husserliana. Na vivência trazida à discussão, os participantes apresentaram os significados de frações como parte-todo; número; operações; comparações; ordenação. Entende-se que o jogar situa-se como um elemento de nossa presencialidade, então a significação dos objetos matemáticos, frações, se desdobra como constituição de conhecimentos no ato de jogar Slice Fractions em articulação com a resolução de problemas. Entrelaçados aos elementos do game, vê-se que emerge no processo de jogar a atividade da pessoa que constitui conhecimento matemático e se abre ao diálogo com o outro.

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Publicado

03-11-2023

Como Citar

TONEIS, C. N.; PAULO, R. M. O game Slice Fractions como espaço para ensinar frações e a abertura à constituição de conhecimento matemático. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–24, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a12. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/6403. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos