O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a13

Palavras-chave:

Educação Matemática, História do Cálculo, Júri Simulado, Metodologia Ativa

Resumo

O estudo aqui apresentado orientou-se pelo objetivo de analisar a vivência de um Júri Simulado, na Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Montes Claros, compreendendo os reflexos dessa metodologia ativa para o percurso de formação dos estudantes. Para tal, na disciplina História do Cálculo: Origens e Desenvolvimento, foi proposto que os acadêmicos realizassem um Júri Simulado para discutir sobre a autoria do Cálculo. Para fundamentar o estudo e a experiência relatada, recorremos a pressupostos teóricos relativos a metodologias ativas. Utilizamos aspectos metodológicos abordados em um Júri Simulado, ou seja, o planejamento e seu desenvolvimento. Concluímos que os graduandos tiveram êxito na argumentação no fazer científico, na dialogicidade, na autonomia e na opinião crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Desafios da docência universitária em relação às bases teórico-metodológicas do ensino de graduação. In: CUNHA, Maria Isabel; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes. (Org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: UEFS Editora, 2009, p. 151-168.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Metodologia ativa, avaliação, metacognição, e ignorância perigosa: elementos para reflexão da docência universitária. Revista Espaço para a Saúde, Curitiba, v. 15, n. 1, p. 19-34, jun. 2014.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate. (Org.). Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégia de trabalho em aula. 10. ed. Joinville: Univille, 2015.

AZEVEDO, Greiton Toledo de; MALTEMPI, Marcus Vinícius. Metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Matemática: equação da circunferência e construção criativa de pontes. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 9, p. 236-254, set./dez. 2019.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina, Londrina. v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.

ESPÍNDOLA, Silvaney da Silva. A utilização de um júri simulado sobre petróleo como estratégia para o ensino de Ciências. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina.

FELÍCIO, Cinthia Maria; SOARES, Márlon. Da intencionalidade à responsabilidade lúdica: novos termos para uma reflexão sobre o uso de jogos no ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 160-168, ago. 2018.

FIGUEIREDO, Sonner Arfux de; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da; LLINARES, Salvador. Olhar profissional para a docência com tecnologia: um estudo na formação continuada. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-23, 2021.

FRANCENER, Janaina Medeiros. O uso do júri simulado para a abordagem de agroquímicos junto à alunos da etapa final do ensino fundamental de uma escola de campo. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Santa Helena.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

HANNAS, Thales Reis; HANNAS, Anandy Kassis de Faria Alvim. A busca pela construção de planos de ensino das disciplinas com 100% das atividades em metodologias ativas de ensino: um relato de experiência. III Congresso de Inovações e Metodologias no Ensino Superior. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

HYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2011.

MARQUES, Ana Carolina dos Santos; FONSECA, Ricardo Lopes. As metodologias ativas presentes na formação inicial do professor de Geografia: um relato de experiência com base no júri simulado. Terra Livre, São Paulo, v. 2, n. 53, p. 349-367, 2019.

MONGELLI, Melissa Sanches; FERRANTE, Marcos; ARCAS, Paulo Henrique. O uso do júri simulado como metodologia ativa na Medicina Veterinária. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 10, n. 12, p. 1-8, 2021.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleyuri; SCOTT, Philip H. A argumentação em discussões sócio-científicas: reflexões a partir de um estudo de caso. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 1-13, jan./abr. 2011.

SILVA, Américo Junior Nunes da. O educador matemático e o planejamento da atividade pedagógica: o que revela um estudo de caso com professores do semiárido baiano?. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 2, p. 1-17, maio/ago. 2023.

SILVA, Cibele Maria Ferreira; SILVA, Ana Paula Freitas da. Júri simulado: uma proposta contextualizada para o ensino de Química, a partir da escova progressiva. Anais VII Congresso Nacional de Educação. Campina Grande: Realize Editora, 2022, p. 1-12.

SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Contextualizando aprendizagem em Química na formação escolar. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 18, p. 26-30, nov. 2003.

Arquivos adicionais

Publicado

04-11-2023

Como Citar

OLIVEIRA, S. M. de; LOPES, R. O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a13. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7006. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos