Desenvolvendo o conhecimento didático de futuros professores de Matemática com Estudo de Aula e Robótica Educacional

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a30

Palavras-chave:

Estudo de Aula, Formação Inicial de Professores, Conhecimento Didático, Matemática, Robótica Educacional

Resumo

Essa investigação envolveu dezesseis alunos de um curso de Licenciatura em Matemática, de uma universidade federal brasileira, em uma disciplina de estágio supervisionado, cujo objetivo foi compreender as contribuições do estudo de aula e da robótica educacional na formação de futuros professores de Matemática. Em uma abordagem qualitativa, os dados foram recolhidos por meio da observação participante, notas de campo, análise documental, questionários, entrevistas e gravação em áudio das sessões de planejamento e reflexão. Os resultados mostram que os participantes desenvolveram seu conhecimento didático, no que tange ao conhecimento matemático para o ensino, elaboração e condução de tarefas investigativas com os robôs, condução de aulas de cunho exploratório, e ao desenvolvimento do conhecimento sobre o pensamento matemático dos alunos.

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Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

SOUZA, C. da F. Desenvolvendo o conhecimento didático de futuros professores de Matemática com Estudo de Aula e Robótica Educacional. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a30. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7367. Acesso em: 27 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos