Uma análise sobre recursos didáticos como alternativas de ensino de Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva

Autores

DOI:

10.46551/emd.v7n13a26

Palavras-chave:

Inclusão, Educação Matemática Inclusiva, Recursos Didáticos

Resumo

Este trabalho consiste na compilação de alguns textos sobre inclusão e atividades práticas de matemática na perspectiva da Educação Inclusiva, com o objetivo de analisar a influência positiva dessas atividades como recursos didáticos para estudantes com deficiência. Para isso, realizamos uma análise histórica da inclusão com base em argumentações teóricas e leis. Observamos que o planejamento na elaboração e no desenvolvimento das atividades matemáticas propostas é fundamental para facilitar a aprendizagem dos conteúdos, respeitando as especificidades dos estudantes. Identificamos, por meio da análise dos documentos estudados, a importância dos recursos didáticos nas aulas de matemática e seu impacto positivo no aprendizado dos estudantes pertencentes ao público-alvo da Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGRANIONIH, Neila Tonin; SMANIOTTO, Magál. Jogos e aprendizagem Matemática: uma interação possível. Erechim: EdiFAPES, 2002.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Modelagem matemática & implicações no ensino e aprendizagem de Matemática. Blumenau: FURB, 1999.

BIEMBENGUT, Maria Salett; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2005.

BERLINER, David. Inequality, poverty, and the socialization of America’s youth for the responsabilities of citizenship. Theory into Practice, v. 52, n. 3, p. 203-209, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEB, 2017.

COELHO, José Ricardo Dolenga; GÓES, Anderson Roges Teixeira. Geometria e Desenho Universal para Aprendizagem: uma revisão bibliográfica na Educação Matemática Inclusiva. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-26, 2021.

CORRÊA, Gisély de Abrêu. Apropriação do conceito de sistema de numeração decimal por uma criança com síndrome de Down na perspectiva da teoria da formação planejada das ações mentais. 2017. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) — Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Grupo Editorial Summus, 1986.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2009.

FACIÓN, José Raimundo. Inclusão escolar e suas implicações. 2. ed. Curitiba: IBPEX, 2008.

FELIPPE, Alana Cavalcante; MACEDO, Shirley da Silva. Contribuições dos jogos matemáticos e modelagem matemática no ensino da Matemática. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2022.

GALVÃO, Lawrence Mota; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; SCHUCK, Rogério José. Modelagem Matemática: uma proposta de ensino para alunos deficientes visuais. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-24, 2021.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

KRANZ, Cláudia Rosana. Os jogos com regras na Educação Matemática Inclusiva. 2011. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Centro de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

MUNIZ, Cristiano Alberto; SANTANA, Eurivalda Ribeiro dos Santos; MAGINA, Sandra Maria Pinto; FREITAS, Magina Sueli Brito Lira de. Agrupamentos e trocas. In: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília: MEC/SEBE, 2014, p. 27-32.

ONU — Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Assembleia Geral, de 13 de dezembro de 2006. Nova York, 2006.

SANTOS, Lijecson Souza dos. Ensino de Geometria: construção de materiais didáticos manipuláveis com alunos surdos e ouvintes. 2018. 192f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) — Centro de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande.

SARMENTO, Carlos Vitor da Silva; SARMENTO, Carlos Felipe da Silva; GOMES, Gicelia Ferreira; FERREIRA, José de Melo; CRUZ, Maria Aparecida. A importância dos jogos matemáticos para a aprendizagem: aplicação do jogo conhecendo a equação no Ensino Médio. Semana Acadêmica, Fortaleza, v. 1, n. 118, p. 1-17, 2017.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SOUZA, Lucas José de; MARIANI, Rita de Cássia Pistóia. Pessoas surdas na aula de Matemática... E agora? (Análise de uma práxis com materiais didáticos). Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 5, n. 11, p. 1-25, 2021.

UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração de Salamanca: sobre princípios, política e prática em educação especial. Salamanca: Unesco, 1994.

UNESCO — Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Os desafios do ensino de Matemática na Educação Básica. São Carlos: EdUFSCar, 2016.

VIANA, Elton de Andrade. Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com transtorno do espectro autista. 2017. 94f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Arquivos adicionais

Publicado

15-12-2023

Como Citar

MACEDO, S. da S.; SANTOS, M. G. P. dos; CARMO, R. A. M. do. Uma análise sobre recursos didáticos como alternativas de ensino de Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–18, 2023. DOI: 10.46551/emd.v7n13a26. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7378. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos