Educação Financeira nas práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática no contexto de uma Feira de Matemática
DOI:
10.46551/emd.v8n15a05Palavras-chave:
Educação Financeira, Feiras de Matemática, Práticas Pedagógicas, Professores que Ensinam Matemática, Educação BásicaResumo
Neste artigo, objetivamos investigar a temática da Educação Financeira nas práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática nas escolas da Educação Básica por meio da análise dos trabalhos apresentados na II FEMABB. Realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, na qual o corpus foi constituído por 22 trabalhos selecionados de um total de 174 apresentados durante o evento. A partir deles, utilizamos a Análise de Conteúdo, que nos possibilitou a constituição de cinco Categorias de Análise. Como resultados, constatamos que a participação dos professores que ensinam Matemática no espaço formativo de uma Feira de Matemática evidencia a importância de utilizarem diferentes abordagens metodológicas em suas práticas pedagógicas, sobretudo no que diz respeito à temática da Educação Financeira.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto Pinheiro. Lisboa: Edições 70, 1977.
BIEMBENGUT, Maria. Salett.; ZERMIANI, Vilmar. José. Feiras de Matemática: história das ideias e ideias da história. Blumenau: Nova Letra, 2014.
MARIM, Vlademir; SILVA, Maxwell Gomes da Silva. Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020. https://doi.org/10.24116/emd.e202005
MEYER, João Frederico da Costa de Azevedo; CALDEIRA, Ademir Donizeti; MALHEIROS, Ana Paula dos Santos. Modelagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
NAVARRO, Gabriela Ferreira Gonçalves; SILVA, Jhone Caldeira. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3ª série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, v. 7, n. 13, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a24
RODRIGUES, Márcio Urel. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2019.
RODRIGUES, Márcio Urel; SANTOS, Sandra Moreno de Assis. Feira de Matemática como terceiro espaço formativo de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. Alexandria, v. 16, n. 2, p. 405-428, nov. 2023. https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e92193
RODRIGUES, Márcio Urel; SILVA, Jaqueline Michele Nunes; RODRIGUES, Rosiane Souza da Silva. Educação Financeira no currículo escolar na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular. Educação Matemática em Foco, v. 12, n. 1, 2024.
SANTOS, Alaide Ferreira; OLIVEIRA, Fátima Peres Zago. Feiras de Matemática em pesquisa: reflexões a partir de teses e dissertações. In: NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de. (Org). Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. v. 2. Guarujá: Editora Científica, 2021, p. 16-31.
SANTOS, Sandra Moreno de Assis. Potencialidades da Feira de Matemática como espaço formativo para as práticas letivas dos professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais. 2022. 209f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade do Estado de Mato Grosso. Barra do Bugres.
SILVA, Amarildo Melchiades; POWELL, Arthur Belford. Um programa de Educação Financeira para a Matemática escolar da Educação Básica. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013, p. 1-17.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
ZERMIANI, Vilmar José. Avaliação dos projetos de extensão desenvolvidos pelo Laboratório de Matemática da FURB. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Regional de Blumenau. Blumenau.
ZERMIANI, Vilmar José. Histórico das Feiras Catarinenses de Matemática. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 4-10, 1996.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.