Desvendando a Educação Financeira nos canais do YouTube: perspectivas e tendências para a educação

Autores

DOI:

10.46551/emd.v8n15a03

Palavras-chave:

Educação Matemática, Aprendizagem, Formação Crítica, Ensino, Vídeos

Resumo

Objetivou-se identificar o que emerge de vídeos que abordam a Educação Financeira na Educação Matemática, por meio do que é propagado em canais do YouTube. Para a caracterização dos vídeos, utilizou-se a ferramenta YouTube Data Tools, baseada no API do YouTube. Foi analisado os metadados e as transcrições dos vídeos mais relevantes nesta temática. Constatou-se que, aproximadamente, 42% dos vídeos pertenciam à categoria educação, associados a canais de universidades. Verificou-se um entrelaçamento entre professor e Educação Financeira, com discussões numa perspectiva de formação crítica. Além disso, identificou-se que, entre as potencialidades da Educação Financeira para a sociedade, estão: auxílio da tomada de decisão; consumo consciente; gerenciamento e planejamento adequado das finanças; e melhoria na qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Reullyanne Freitas de; SALES, Francisco Alexandre de Lima. O YouTube como ferramenta de ensino da história da Matemática: uma análise de vídeos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 9, n. 26, p. 47-61, 2022. https://doi.org/10.30938/bocehm.v9i26.8004

AGUIAR, Reullyanne Freitas de; SALES, Francisco Alexandre de Lima; OLIVEIRA, Jonas Noronha de. Interrelação entre os criadores de conteúdos do YouTube e os alunos para o ensino e aprendizagem de frações. Revista de História da Educação Matemática, v. 7, p. 1-15, 2021.

ALVES NETO, Francisco de Assis; LEITE, Bruno Silva. Análise dos tipos de engajamento em vídeos produzidos para o ensino de Química no YouTube em 2021. Reamec, v. 11, n. 1, 2023. https://doi.org/10.26571/reamec.v11i1.14782

B3, Bora Investir. Inadimplência das famílias é a menor em quase dois anos. 2024. Disponível em https://borainvestir.b3.com.br/noticias/inadimplencia-das-familias-e-a-menor-em-quase-dois-anos; acesso em 8 mar. 2024.

BARBOSA, Gabriela dos Santos; ANDRADE, Hálison Ferreira de; ARAÚJO, Jerlan Manaia de. Ética, empreendedorismo e Educação Financeira Crítica num curso pré-vestibular social na Baixada Fluminense. In: KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Akademy, 2021. p. 261-278.

BARBOSA, Gabriela dos Santos; ARAÚJO, Jerlan Manaia de; PAES, Ana Marlice Manhães. Modelagem Matemática e Educação Financeira: uma integração possível no desenvolvimento da criticidade dos estudantes. Educação Matemática Debate, v. 4, n. 10, p. 1-25, 2020. https://doi.org/10.46551/emd.e202058

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Cartilha de Educação Financeira para pais. Brasília: Edições Câmara, 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 20 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasilia: MEC/SEB, 2017.

CAMPOS, Celso Ribeiro; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. Perspectivas em Didática e Educação Estatística e Financeira: reflexões sobre convergências entre letramento matemático, matemacia, letramento estatístico e letramento financeiro. In: OLIVEIRA, Gerson Pastre de (Org.). Educação Matemática: Epistemologia, Didática e Tecnologia. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 143-180.

COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; TEIXEIRA, James. Letramento Financeiro: um diagnóstico de saberes docentes. Revemat, v. 10, n. 2, p. 1-22, 2015. http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p1

COUTINHO, Clara Pereira; BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Blog e Wiki: os futuros professores e as ferramentas da Web 2.0. In: Actas do Simpósio Internacional de Informática Educativa. Porto, 2007, p. 199-204.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 23. ed. Campinas: Editora, 2012.

FEIO, Leila do Socorro Rodrigues; AGUIAR, Reullyanne Freitas de; SALES, Francisco Alexandre de Lima; NUNES, Raimundo Luna. Formação de professores de Matemática na Amazônia Legal Brasileira: um olhar sobre os Grupos de Pesquisa. Revista Prática Docente, v. 7, n. Especial, p. 1-15, 2022. https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.nEspecial.e22112.id1767

FOLTRAN, Anna Mara Veiga. Mídia e seu impacto na educação. Revista Ilustração, v. 5, n. 2, p. 71-81, 2024. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v5i2.302

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação, v. 1, p. 35-50, 2014.

GPIMEM — Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática. 2023. Disponível em: https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20199; acesso em 14 mar. 2024.

HOFFMANN, Yohana; ALVAREZ, Edgar Bisset; MARTÍ-LAHERA, Yohannis. Análisis textual con IRaMuTeQ de investigaciones recientes en historia de la educación matemática en Brasil: un ejemplo de Humanidades Digitales. Investigación Bibliotecológica, v. 34, n. 84, p. 103-133, 2020. https://doi.org/10.22201/iibi.24488321xe.2020.84.58097

JUNGES, Débora de Lima Velho; ROSA, Lucas Pereira da; GATTI, Amanda. Youtube e Educação Matemática: um estudo dos canais especializados em ensinar Matemática escolar. Perspectiva, v. 39, n. 1, p. 1-20, 2021. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70781

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; PESSOA, Cristiane Azevêdo Santos. Educação Financeira: questionamentos e reflexões de três grupos de pesquisa. In: KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Akademy, 2021, p. 13-50.

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; LINS, Romulo Campos. Enquanto isso na Sociedade de Consumo Líquido-Moderna: a produção de significados e a tomada de decisão de indivíduos-consumidores. Bolema, v. 28, n. 50, p. 1303-1326, 2014. https://doi.org/10.1590/1980-4415v28n50a15

LUVISA, Liliane Eitelven; SAUER, Laurete Zanol; BOFF, Elisa. Matemática crítica e consumo consciente: uma proposta inovadora para a Educação Financeira na escola. Scientia cum Industria, v. 12, n. 1, p. 1-5, 2023. https://doi.org/10.18226/23185279.e231208

MARIM, Vlademir; SILVA, Maxwell Gomes. Educação Financeira: abordagem nos livros didáticos de Matemática para o Ensino Médio. Educação Matemática Debate, Montes Claros-MG, v. 4, n. 10, p. 1-26, 2020. https://doi.org/10.24116/emd.e202005

NAVARRO, Gabriela Ferreira Gonçalves; SILVA, Jhone Caldeira. Uma abordagem da Educação Financeira associada à prática docente na 3a série do Ensino Médio. Educação Matemática Debate, , v. 7, n. 13, p. 1-21, 2023. https://doi.org/10.46551/emd.v7n13a24

PINHEIRO, Rodrigo Carlos; ROSA, Milton. Em busca do desenvolvimento da Educação Financeira de estudantes surdos por meio da Etnomatemática. In: KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Akademy, 2021, p. 153-182.

RATINAUD, Pierre. Pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ). 2020. Disponível em: http://www.iramuteq.org.

REIS, Esterline Félix dos; SOUSA, Mônica Feitosa da Costa; ALVES, Dilce dos Santos; PINHO, Maria Iranete Mineiro; RIZZATTI, Ivanise Maria. Espaços não formais de educação na prática pedagógica de professores de Ciências. Reamec, v. 7, n. 3, p. 23-36, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v7i3.8265

RIEDER, Bernhard. YouTube Data Tools. Amsterdam: 2022. Disponível em: https://tools.digitalmethods.net/netvizz/youtube; acesso em 25 fev. 2024.

SANTOS, Fernanda Muniz dos; ARAÚJO, Jerlan Manaia de; BARBOSA, Gabriela dos Santos. Contribuições de estudantes da Educação Básica e da licenciatura em Matemática para uma Educação Financeira Crítica. In: NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUSA, Maria do Carmo de (Org.). Educação Matemática em Pesquisa: perspectivas e tendências. v. 3, 3. ed. São Paulo Científica Digital, 2021, p. 157-170. https://doi.org/10.37885/210102773

SANTOS, Laís Thalita Bezerra dos; PESSOA, Cristiane Azevêdo dos Santos. Educação Financeira em livros didáticos de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: quais as atividades sugeridas aos alunos e as orientações presentes nos manuais dos professores?. In: KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. (Org.). Educação Financeira: olhares, incertezas e possibilidades. Taubaté: Akademy, 2021, p. 101-128.

SANTOS, Luciane Mulazani dos; SILVEIRA, Maria Caroline; TASCHETTO, Maura Pauletto. A “experiência” e o “esperançar” na Educação Matemática durante a pandemia de Covid-19. Boletim online de Educação Matemática, v. 9, n. 18, p. 1-12, 2021. https://doi.org/10.5965/2357724X09182021001

SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagia, São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Tradução de Abigail Fregni Lins e Jussara de Loiola Araújo. Campinas: Papirus, 2001.

SKOVSMOSE, Ole. Um convite à educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo. Campinas: Papirus, 2014.

VIEIRA, Gustavo; DIAN, Mauricio de Oliveira. Impacto e crescimento da internet nos últimos anos. Revista Interface Tecnológica, v. 20, n. 1, p. 122-133, 2023. https://doi.org/10.31510/infa.v20i1.1656

Arquivos adicionais

Publicado

01-08-2024

Como Citar

AGUIAR, R. F. de; SALES, F. A. de L.; NERES, R. L. Desvendando a Educação Financeira nos canais do YouTube: perspectivas e tendências para a educação. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 8, n. 15, p. 1–16, 2024. DOI: 10.46551/emd.v8n15a03. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/7546. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos