Contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática para o estudo das Medidas de Tendência Central

Autores

DOI:

10.24116/emd.v3n9a05

Resumo

Neste artigo, tecemos reflexões acerca das contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática envolvendo as Medidas de Tendência Central. Oriundo dos resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar as potencialidades do GeoGebra para o estudo das Medidas de Tendência Central, que foram apresentados no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, sob o ponto de vista teórico. o estudo recorreu às dialéticas de açãoformulação e validação e institucionalização, presentes na Teoria das Situações Didáticas. Numa abordagem qualitativa, adotou-se pressupostos da Engenharia Didática para desenvolver, aplicar e analisar a sequência de atividades. Aplicado a alunos egressos do 9º ano do Ensino Fundamental, os resultados do estudo apontaram que na proposta das atividades, nas diferentes dialéticas, as múltiplas representações dos dados no GeoGebra constituíram uma vantagem didática que contribuiu para a compreensão e análise dos dados, contribuindo para o estudo das Medidas de Tendência Central.

Palavras-chave: GeoGebra. Medidas de Tendência Central. Teoria das Situações Didáticas. Engenharia Didática. Múltiplas Representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABAR, Celina Aparecida Almeida Pereira. Educação Matemática na era digital. Unión: Revista Iberoamericana de Educación Matemática, n. 27, p. 13-28, out. 2011.

ALMOULOUD, Saddo Ag. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: EdUFPR, 2007.

ARAÚJO, José Ronaldo Alves. Atividades para o estudo das Medidas de Tendência Central: uma proposta com o apoio do GeoGebra. 2018. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

ARTIGUE, Michèle. Ingenería didáctica. In: ARTIGUE, Michèle; DOUADY, Régine; MORENO, Luis (Org.). Ingeniería Didáctica en Educación Matemática: un esquema para la investigación y la innovación en la enseñanza y el aprendizaje de las Matemáticas. Bogotá: Una empresa docente & Grupo Editorial Iberoamérica, 1995, p. 25-60.

BATANERO, Carmen. Significado y comprensión de las Medidas e Posición Central. UNO: Revista de Didáctica de las Matematicas, Granada, n. 25, p. 41-58, jul. 2000.

BORTOLOSSI, Humberto José. O uso do software gratuito GeoGebra no ensino e na aprendizagem de Estatística e Probabilidade. Vidya, Santa Maria, v. 36, n. 2, p. 429-440, jul./dez. 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores sociodemográficos e de saúde no Brasil. Estudos e Pesquisas: Informação Demográfica e Socioeconômica. n. 25. Brasília: IBGE, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de la didactique des Mathématiques. Researches en Didactique des Mathématiques, v. 7, n. 2, p. 33-115, 1986.

GODOY, Arllda Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, mar./abr. 1995.

LOPES, Celi Aparecida Espasandin. Os desafios para Educação Estatística no currículo de Matemática. In: ALMOULUOD, Saddo Ag; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva; LOPES, Celi Aparecida Espasandin. (Org.). Estudo e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010, p. 47-64.

MACHADO, Silvia Dias Alcantara. Engenharia Didática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcantara. (Org.) Educação Matemática: uma (nova) introdução. São Paulo: EDUC, 2015, p. 233-247.

POMMER, Wagner Marcelo. A Engenharia Didática em sala de aula: elementos básicos e uma ilustração envolvendo as Equações Diofantinas Lineares. São Paulo, 2013.

RIBACIONKA, Márcia Cristina dos Santos. Uma proposta de webquest para a introdução ao letramento estatístico na EJA. 2010. 210f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias. 1. ed. atualizada. São Paulo: SEE, 2011.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-09-2019

Como Citar

ARAÚJO, J. .; ABAR, C. Contribuições do GeoGebra nas dialéticas de uma situação didática para o estudo das Medidas de Tendência Central. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 3, n. 9, p. 282–302, 2019. DOI: 10.24116/emd.v3n9a05. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/emd/article/view/92. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos