Rock um devir filosofia
A composição para uma experiência do pensamento
Palavras-chave:
Conceito. Ensino. Filosofia. Pensamento. Rock’n’roll.Resumo
O presente artigo consiste na possibilidade de pensar o exercício do ensino de filosofia, como uma experimentação filosófica, enquanto uma atividade que perpassa a própria vida, na construção da existência e no modo de intervir nas questões sociais. Umapossibilidade de ensino de filosofia elaborada dentro de uma dimensão transversal, estabelecendo uma relação de conexão entre filosofia e música. Duas atividades que se completam e se potencializam para ativar a produção de novos pensamentos. Abordagem que transitará pela construção filosófica de Deleuze e Guattari, que constitui a filosofia como a arte de criar conceitos, provocados a partir do enfrentamento dos problemas. Perspectiva filosófica em conexão com a música, especificamente o rock’n’roll, na busca de ressoar toda a potência de tocar nas questões sociais e existenciais, que esse gênero musical é capaz. Visto que, o rock tem a capacidade de compor um estilo próprio de vida, mantendo uma atitude crítica e criativa frente à sociedade, inventando uma maneira de existir e de se expressar. Trata-sede traçar um mapeamento dos problemas tocados pelo rock, dentro da ótica filosófica, para encontrar possíveis saídas, por meio da criaçãode conceitos. O objetivo é potencializar nos estudantes uma experiência filosófica, que ative a criação de pensamentos singulares. Uma maneira de despertar neles a capacidade de criar uma visão própria de si e do mundo. Um ensino de filosofia como algo próximo da realidade deles, que surge da experimentação do mundo e da vida. Algo possibilitado pelo encontro entre o pensamento filosófico e a música, para construir uma postura crítica e criativa diante da própria existência.
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Referências
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