O ENSINO DE FILOSOFIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: REVENDO O CONTEXTO LEGAL E AS MUDANÇAS RECENTES
Resumo
O presente artigo intentará pesquisar o campo dos estudos filosóficos, a problemática que versa acerca do Ensino de Filosofia nos dias atuais. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa consistiu em saber se a questão do Ensino de Filosofia – seus problemas, limites, implicações e consequências – é um problema relacionado aos métodos tradicionais de ensino ou, a especificidade do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, se a causa que o afeta se deve à ausência de uma didática teórica e práticas específicas quanto ao Ensino Médio brasileiro. Nossa pesquisa centrou atenção aos estudos teóricos e práticos sobre o Ensino de Filosofia a partir do Professor Sílvio Gallo, tendo também como fundamento teórico a obra O que é a filosofia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari.
Downloads
Referências
ALVES, Dalton José. A filosofia no Ensino Médio – ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.
ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta Mídia e Educação, 2009.
BRANDÃO, Zaia. Qualidade de ensino: característica adstrita às escolas particulares. In: CUNHA, Luiz Antonio (Org.). Escola pública, escola particular e democratização do ensino. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1986.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 03 jul./2019.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Filosofia. Ensino Médio. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
BRASIL. Projeto de Lei, 2003. Altera dispositivos do artigo 36 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2003.
CARTOLANO, Maria Teresa Penteado. Filosofia no ensino de 2º grau. São Paulo/Campinas: Cortez/Autores Associados, 1985.
COSTA, Rogério. Sociedade de controle. São Paulo em Perspectiva, v. 18, n. 1, p. 161-167, 2004.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. 2ª ed. Rio de Janeiro, Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2016.
FÁVERO, Altair Alberto et al. O ensino da filosofia no brasil: um mapa das condições atuais. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 64, p. 257-284, set./dez. 2004.
GALINA, Simone Freitas da Silva. A disciplina de filosofia e o Ensino Médio. In: GALLO, Silvio; KOHAN, Walter (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
GALLO, Sílvio. Filosofia – Experiência de pensamento. São Paulo: Editora Scipione, 2017.
______. Metodologia do Ensino de Filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2016a.
______. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
______. Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.
HORN, Geraldo. A presença da filosofia no currículo do Ensino Médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, Silvio; KOHAN, Walter (Org.). Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis: Vozes, 2000.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Poiesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.