DARCY RIBEIRO E A INTELLIGENTSIA BRASILEIRA: ANOS DE FORMAÇÃO
Palavras-chave:
Darcy Ribeiro; pensamento brasileiro; ciências sociaisResumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise da formação intelectual de Darcy Ribeiro no decurso de um período compreendido entre 1946 e 1957. Para tanto, esta formação será tomada em sentido amplo, seja no que toca à graduação de Ribeiro em ciências sociais, na Escola Livre de Sociologia e Política estabelecida na cidade de São Paulo, quanto evocando sua concomitante militância político-partidária nos quadros do Partido Comunista Brasileiro, atuando em condições de clandestinidade durante os anos do Estado Novo varguista (1937-1945). Desse modo, as dimensões intelectual e política da formação de Darcy Ribeiro serão analisadas de maneira imiscuída, em sua correlação e em suas determinações recíprocas, em consonância com o propósito supradito de tomar em sentido amplo àquela formação. Ademais, a análise considerará como elemento fundante dessa formação uma carga de leituras extracurriculares impostas a Ribeiro por uma bolsa de estudos na referida escola, leituras compostas por interpretações sobre o Brasil, apresentadas ao então estudante na forma de ensaios elaborados por intelectuais prógonos, tal como na forma de literatura ficcional. Por fim, caberá na análise pretendida a atuação de Darcy Ribeiro, após graduado, em trabalhos etnológicos junto a populações indígenas do Pantanal e da Amazônia brasileira, vinculado ao Serviço de Proteção aos Índios e sob a influência direta do Marechal Cândido Rondon.
Downloads
Referências
BOMENY, Helena. Darcy Ribeiro: sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.
CHACON, Vamireh. História das idéias sociológicas no Brasil. São Paulo: Grijalbo, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1977.
LÔBO, Yolanda; VOGAS, Ellen C.; TORRES, Aline C. Darcy Ribeiro: o brasileiro. Rio de Janeiro: Quartet, 2008.
MATTOS, André Luís L. B. Darcy Ribeiro: uma trajetória (1944-1982). 2007. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. São Paulo.
MORSE, Richard. A volta de McLuhanaíma: cinco estudos solenes e uma brincadeira séria. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
PASSADOR, Luiz H. Herbert Baldus e a antropologia no Brasil. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas.
RIBEIRO, Darcy. Confissões. São Paulo: Companhia das Letras, 2012b.
______________. Diários Índios. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
______________. Ensaios Insólitos. São Paulo: Global, 2015.
_____________. Testemunho. Rio de Janeiro: Apicuri; Brasília, DF: UnB, 2012ª.
SIMONSEN, Roberto. História Econômica do Brasil: 1500-1820. Brasília: Senado Federal, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Poiesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.