A SALA DE AULA: LUGAR DA VISITAÇÃO E DO ENCONTRO – ABORDAGENS FILOSÓFICAS

Autores

  • Frederico Neri Alves
  • Antônio Alvimar Souza

Resumo

É notório o descaso que há com relação ao ensino de Filosofia e, de modo mais acirrado, no ensino de temas próprios desta disciplina no Ensino Médio. Para muitos, estes são temas abstratos e sem nenhuma relação com a vida e formação das pessoas. Mesmo para o processo de apreensão da realidade a Filosofia para muitos tem pouco a oferecer (ASPIS, 2009; CAMPANER, 2012; NOVAES, 2010), desconhecendo rapidamente a tradição do pensamento Ocidental que permeiam todas as
estruturas da realidade onde estamos apoiados culturalmente. Ou do sentido amplo da existência social ou a tomada de consciência (conscientização). E há muitos que pensam que a aquisição de habilidades em Filosofia está relacionada com um grupo seleto de homens eruditos (GHEDIN, 2009). Assim, o embasamento científico da presente pesquisa está centrado na obra Descobrindo a Existência com Husserl e Heidegger, em particular os textos “O vestígio do Outro”, “Enigma e Fenômeno e
Linguagem e Proximidade”, presentes na parte “Ensaios Breves”. Estes demonstraram conceitos levinasianos de Visitação, Encontro e sobre o Outro, apontando para a sua relação no processo de acolhimento da alteridade e o estabelecimento da ética da responsabilidade que surge com a fenomenologia do rosto (LÉVINAS, 1999).

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Biografia do Autor

Frederico Neri Alves

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); graduado em Filosofia
pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG/FAFIDIA); professor da Rede Estadual de
Ensino (SEE/MG).

Antônio Alvimar Souza

Doutor em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo (USP); professor do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Referências

APIS, Renata Lima et al. Ensinar filosofia: um livro para professores. Ed. Atta: São Paulo, SP; 2009. 149 p.

CAMPANER, Sônia. Filosofia: ensinar e aprender. Ed. Saraiva: São Paulo, SP; 2012. 240 p.

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LÉVINAS, Emmanuel. De Deus que vem à ideia. Ed. Vozes: Petrópolis; 2002. 238 p.

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LÉVINAS, Emmanuel. Do sagrado ao santo: cinco novas interpretações talmúdicas. Ed. Civilização Brasileira: São Paulo; 1996. 208 p.

LÉVINAS, Emmanuel, Entre nós. Ed. Vozes: Petrópolis;1998. 300 p.

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LÉVY, Pierre. Cibercultura. Ed. 34: São Paulo; 1999. 229 p. ___________ Tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Ed. 34: Rio de Janeiro, RJ; 1993. 208 p.

NOVAES, José Luís Corrêa et al (Orgs.). A filosofia e seu ensino: desafios emergentes. Ed. Sulina: Porto Alegre, RS; 2014. 215 p.

PENIN, Sonia Terezinha de Sousa. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Ed. Papirus: Campinas, SP; 1994. 181 p.

RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o Ensino Médio. Ed. Autores Associado: Campinas, SP, 2014. 278 p.

SOUZA, José Tadeu de. “Alteridade e educação em Lévinas”. Perspectiva Filosófica, Recife,

v. II, n. 38, ago/dez, 2012.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Alves, F. N., & Souza, A. A. (2024). A SALA DE AULA: LUGAR DA VISITAÇÃO E DO ENCONTRO – ABORDAGENS FILOSÓFICAS. Revista Poiesis, 28(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/8083

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II