DOMÍNIO COMUM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Ivann Carlos Lago
  • Marjorie Bier Krinski Corrêa

DOI:

10.46551/2448-30952024v28n109

Resumo

: Este estudo, conduzido com uma abordagem qualitativa e embasado em uma revisão bibliográfica abrangente, propõe-se não apenas a analisar o papel do domínio comum na educação superior, mas também a explorar suas implicações mais amplas para o desenvolvimento de cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade contemporânea. Ao examinar as obras de pensadores como Ludwig Wittgenstein, Alfred Tarski, Karl Popper e Thomas Kuhn, o estudo fundamenta suas discussões em sólidas bases teóricas, destacando a importância da filosofia da lógica e da linguagem como pilares para uma participação informada em debates sociais e políticos. Além disso, ao compreender as contribuições epistemológicas de Popper e Kuhn, a pesquisa promove uma visão do conhecimento científico, propondo o questionamento e o pensamento reflexivo. Adicionalmente, ao conceituar a educação integral como um processo holístico que abarca dimensões cognitivas, emocionais e éticas, o estudo busca ressaltar sua importância vital para enfrentar os complexos desafios da contemporaneidade. Discutindo os desafios na implementação do domínio comum e delineando perspectivas futuras, argumenta-se que a educação integral não só molda o indivíduo, mas também é um elemento fundamental para a preservação democrática e a promoção da liberdade individual. Dessa forma, o estudo visa contribuir significativamente para a formação de cidadãos plenos e ativos, capazes de impulsionar mudanças positivas em direção a um mundo mais justo, inclusivo e democrático. Este trabalho se propõe a representar um passo importante rumo à compreensão e promoção de uma educação superior verdadeiramente transformadora e emancipatória, essencial para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivann Carlos Lago

Doutor em Sociologia Política; pesquisador e professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFFS Cerro Largo/RS. E-mail: ivann@uffs.edu.br

Marjorie Bier Krinski Corrêa

Mestranda em Desenvolvimento e Políticas Públicas; especialista em Ciências Políticas e Docência do Ensino Superior. Bolsista Carrefour (CRFB3) pela UFFS Cerro Largo/RS. E-mail: marjorie.bier@gmail.com

Referências

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. São Paulo: Martins Fontes, 2012KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e outros escritos. São Paulo: Martin Claret, 2003.

KUHN, Thomas. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.

MILL, John Stuart. Sobre a liberdade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011. Disponível em https://efabiopablo.wordpress.com/wp-content/uploads/2017/02/sobre-a-liberdade-colsaraiva-de-bolso.pdf Acesso em 12 jan. 2024.

NUSSBAUM, M. Sem fins lucrativos: por que a democracia precisa das humanidades. WMF Martins Fontes: São Paulo, 2016.

POPPER, Karl. A lógica da pesquisa científica. São Paulo: Cultrix, 2013.

PORTO, Mauro Pereira. “Mídia e deliberação política: o modelo do cidadão interpretante”. Revista de Sociologia Política, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 67-108, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4955 Acesso em 15 fev. 2024.

SILVA. Luís Fernando S. C. “A experiência do domínio comum na UFFS e as fronteiras do currículo universitário”. In Universidade e Suas Fronteiras, capítulo IV. São Paulo: Outras Expressões, 2011.

TARSKI, Alfred. A concepção semântica da verdade. São Paulo: Unesp, 2007.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Paulo: Abril Cultural. 1979.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico. São Paulo: Edusp, 2001.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Lago, I. C., & Corrêa, M. B. K. (2024). DOMÍNIO COMUM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA E INTERDISCIPLINAR. Revista Poiesis, 28(1). https://doi.org/10.46551/2448-30952024v28n109

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II