SENTIDO DE FILOSOFIA EM DELEUZE: A CRIAÇÃO DE CONCEITOS

Autores

  • Ângelo Vandiney Cordeiro
  • Celso Kraemer

Resumo

Neste artigo, perscrutamos as noções de Filosofia que percorrem alguns textos de Gilles Deleuze. Apresentamos o problema tendo como ponto de partida a própria definição de filosofia proposta pelo autor, o qual entende a filosofia como criação de conceitos. O objetivo da investigação bibliográfica é discutir o sentido de filosofia na concepção desse pensador contemporâneo. Analisamos inicialmente o modo pelo qual o autor em questão entende a filosofia, bem como a crítica
que ele faz da tradição filosófica, a qual percorreu um caminho buscando uma verdade universalizante do saber. Seguimos a discussão entendendo a criação de conceitos, objeto norteador desse trabalho. Na abordagem, toma-se por base o livro, O que é a Filosofia? publicado em parceria com Félix Guattari em 1991, bem como outros textos em que sua noção de filosofia se explicite, como Conversações, publicado em 1990. No Brasil, consideramos os estudos de Silvio Gallo para auxiliar na abordagem, com destaque para seu livro Deleuze e a Educação, bem como, outros estudiosos da filosofia de Deleuze, tais como Roberto Machado e Renata Lima Aspis. A filosofia deleuziana situa-se no que se chama pensamento da diferença, ou seja, ele não pensa a filosofia como reveladora da verdade, ou a busca por uma representação fixa e imutável da realidade, ao contrário, a sua filosofia se opõe a tudo o que nega o devir e a multiplicidade, além de concentrar os estudos filosóficos na tarefa de produzir conceitos. Assim, a filosofia apresentada por Deleuze não busca soluções transcendentais ou verdades universais, mas devires em um campo de imanência.

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Biografia do Autor

Ângelo Vandiney Cordeiro

Mestre em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB); graduado em História pela FURB e em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE); professor da FURB. Email:
avcordeiro@furb.br

Celso Kraemer

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), E-mail: celsok@furb.br.
Lider do Grupo de Pesquisa Saberes de Si, vinculado ao PPGE/FURB. Pesquisa filosofia contemporânea,
epistemologias da educação, diversidade, direitos humanos, relações de saber-poder.

Referências

ASPIS, Renata Lima e GALLO, Silvio. Ensinar filosofia: um livro para professores. São Paulo: Ata Mídia e Educação, 2009.

BARBOSA, Mariana de Toledo. “Roberto Machado, Gilles Deleuze e a filosofia”. Revista Trágica: estudos de filosofia da imanência, Rio de Janeiro, v. 15, nº 1, p. 105-122, 2022DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Palbart. – Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Lisboa: Relógio D’Água Editores, novembro de 2000.

FREITAS, Flávio Luiz Castro e MAQUINE Luciano Santiago: “O conceito de filosofia como problema filosófico no ensino médio”. SABERES, Natal RN, v. 19, n. 2, agosto, 2018, p. 134 – 144.

GALLO, Silvio. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MACHADO, Roberto. Deleuze, a arte e a filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2009.

MACHADO, Roberto. O professor e o filósofo. Revista Trágica: Estudos de Filosofia da Imanência – 2º quadrimestre de 2015 – Vol. 8 – nº 2 – pp.01-15.

MACHADO, Roberto. “Linguagem e identidade”. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=_ttmrtLORBA, Acre, 2014. Acesso em 19 de julho de 2023.

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Cordeiro, Ângelo V., & Kraemer, C. (2024). SENTIDO DE FILOSOFIA EM DELEUZE: A CRIAÇÃO DE CONCEITOS. Revista Poiesis, 28(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/8085

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II