RETORNAR AO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE: MICHEL FOUCAULT E A ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA

Autores

  • Bianca Kelly de Souza

Resumo

Os últimos cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France intitulados A hermenêutica do sujeito (1982), Governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade(1984), são balizados em uma ampla investigação histórico-filosófica – do século IV a. C ao século III d. C. – que marca o aprofundamento e a relevância do pensamento antigo para a filosofia foucaultiana. Por meio destes cursos o filósofo percorre momentos do pensamento socrático-platônico e helenísticoromano, analisando e comparando discursos e práticas filosóficas, médicas, políticas e pedagógicas, a fim de compreender as modalidades de relação do sujeito consigo mesmo e com a verdade, por meio das quais o indivíduo é conduzido a exercer sobre si uma forma de governo dotada de certa autonomia e singularidade. Foucault busca, no pensamento grego, novas formas de problematizar nosso presente e a relação do sujeito consigo mesmo, operando cortes transversais nas filosofias da antiguidade, possibilitando o confronto de experiências e estabelecendo marcos para se pensar a atualidade política,
ética e filosófica. O filósofo utiliza-se de uma investigação acerca das experiências na antiguidade para rever, de modo crítico, as percepções de nossa época. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar e problematizar as condições e motivos do retorno foucaultiano a filosofia greco-romana.

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Biografia do Autor

Bianca Kelly de Souza

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia – PPGFIL/UFU. Professora efetiva do
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. E-mail:
bianca.souza@unimontes.br

Referências

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Publicado

2024-08-29

Como Citar

Souza, B. K. de. (2024). RETORNAR AO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE: MICHEL FOUCAULT E A ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA. Revista Poiesis, 28(1). Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/8086

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II