RETORNAR AO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE: MICHEL FOUCAULT E A ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA

Autores

  • Bianca Kelly de Souza

DOI:

10.46551/2448-30952024v28n111

Resumo

Os últimos cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France intitulados A hermenêutica do sujeito (1982), Governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade(1984), são balizados em uma ampla investigação histórico-filosófica – do século IV a. C ao século III d. C. – que marca o aprofundamento e a relevância do pensamento antigo para a filosofia foucaultiana. Por meio destes cursos o filósofo percorre momentos do pensamento socrático-platônico e helenísticoromano, analisando e comparando discursos e práticas filosóficas, médicas, políticas e pedagógicas, a fim de compreender as modalidades de relação do sujeito consigo mesmo e com a verdade, por meio das quais o indivíduo é conduzido a exercer sobre si uma forma de governo dotada de certa autonomia e singularidade. Foucault busca, no pensamento grego, novas formas de problematizar nosso presente e a relação do sujeito consigo mesmo, operando cortes transversais nas filosofias da antiguidade, possibilitando o confronto de experiências e estabelecendo marcos para se pensar a atualidade política,
ética e filosófica. O filósofo utiliza-se de uma investigação acerca das experiências na antiguidade para rever, de modo crítico, as percepções de nossa época. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar e problematizar as condições e motivos do retorno foucaultiano a filosofia greco-romana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Kelly de Souza

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia – PPGFIL/UFU. Professora efetiva do
Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. E-mail:
bianca.souza@unimontes.br

Referências

AVELINO, Nildo. Apresentação – Foucault e a anarqueologia dos saberes. In: FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: Curso no Collège de France, 1979-1980: excertos Michel Foucault; tradução, transcrição e notas Nildo Avelino. São Paulo: Centro de Cultura Social; Rio de Janeiro: Achiamé, 2010.

CANDIOTTO, César. Sujeito, agonística e seus desdobramentos políticos no pensamento de Michel Foucault. In: NALLI, Marcos (org.) Michel Foucault: desdobramentos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia Sant’ Anna Martins; revisão da tradução Renato Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Trad. Andréa Daher. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1997.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. 10ª ed. trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal Edições, 2003.

FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Edição e direção François Ewald e Alessandro Fontana; Trad. Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. 8ª ed. trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque; revisão técnica José Augusto Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal Edições, 2005.

FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982-1983). Edição Frédéric Gros. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.

FOUCAULT, Michel. Do governo dos vivos: curso no Collège de France, 1979-1980: excertos Michel Foucault; tradução, transcrição e notas Nildo Avelino. São Paulo: Centro de Cultura Social; Rio de Janeiro: Achiamé, 2010b.

FOUCAULT, Michel. Sobre a genealogia da ética: um panorama do trabalho em curso.(Apêndice da Segunda Edição 1983). In: DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Portocarrero e Gilda Gomes Carneiro. 2ª ed., rev., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010c.

FOUCAULT, Michel. A coragem de verdade: governo de si e dos outros II: curso no Collège de France (1983-1984). Edição Frédéric Gros. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.

FOUCAULT, Michel. Genealogia da ética, Subjetividade e Sexualidade. Ditos e Escritos IX. org. e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014a.

FOUCAULT, Michel. Filosofia, Diagnóstico do Presente e Verdade. Ditos e Escritos X. org. e seleção de textos Manoel Barros da Motta; Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014b.

FOUCAULT, Michel. Subjetividade e verdade: curso no Collège de France (1980-1981). Edição Frédéric Gros sob direção de François Ewald e Alessandro Fontana; Tradução Rosemary Costhek Abílio. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2016.

GRÓS, Frédéric. Situação do curso – Hermenêutica do sujeito. In: FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Edição e direção François Ewald e Alessandro Fontana; Trad. Márcio Alves da Fonseca, Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. trad. Maria do Rosário Gregolin, Nilton Milanez, Carlos Piovesani. São Carlos: Claraluz, 2005

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Souza, B. K. de. (2024). RETORNAR AO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE: MICHEL FOUCAULT E A ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA. Revista Poiesis, 28(1). https://doi.org/10.46551/2448-30952024v28n111

Edição

Seção

Artigos do Dossiê Temas de Filosofia - II