A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA FORMAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
10.46551/2448-30952024v29n212Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a influência da indústria cultural na formação da sociedade e na determinação da forma de cultura que o homem vai desenvolver e absorver. No contexto presente, do tardo-capitalismo, por meio da influência determinante do capital se moldam e se formam as subjetividades, isto é, a forma de vida dos homens que vivem em sociedade. Nesse viés, a vida é demarcada por múltiplas escolhas, em um emaranhado de mercadorias possíveis que as
condições de produção moderno-espetaculares apresentam aos indivíduos. A educação, enquanto sistema concebido, gerido e pensado no interior dessas condições societárias, nas quais o consumo determina em boa medida as dinâmicas sociais, que são delineadas, por conseguinte, em suas diretrizes por essa mesma lógica, influi diretamente na formação das subjetividades e no círculo dos afetos humanos. Nesse sentido, o consumo se constitui como uma das linhas mestras no interior das
sociedades modernas fundadas sob a lógica neoliberal. A metodologia utilizada no trabalho consiste em pesquisa bibliográfica através das principais obras de Theodor Adorno e artigos que apresentam reflexões sobre o tema da influência da indústria cultural na educação.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Trad. Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2012.
ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo:
Paz e Terra, 1995. ________. Teoria da semicultura. In: PUCCI, B.; ZUIN, A. A. S.; LASTÓRIA, L. A. C. N.
(Orgs.) Teoria crítica e inconformismo: novas perspectivas de pesquisa. Campinas, São
Paulo: Autores Associados, 2010. (Coleção educação contemporânea).
________; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos.Trad.
Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ________. Über den Fetischchcharakter der Musik und die Regression des Hörens. In: Dissonanzen. Musik in der Verwalteten Welt. Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1982.
________. Ästhetische Theorie. Frankurt (Mainz): Suhrkamp,1985. ________. On popular music.Studies in Philosophy and Social Science, New York, v. 9, 1941.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. In: Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
COSTA, B. Cesar Guimarães. Tecnologia e sensibilidade: homens e máquinas na sociedade global. In: PUCCI, Bruno; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, L. A. Calmon Nabuco. (Orgs.) Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Contraponto, 1997.
DUARTE, Rodrigo. Adornos. Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano. Belo horizonte: UFMG, 1997.
HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. Trad. Sebastião Uchoa Leite. Rio de Janeiro: Labor do Brasil, 1976.
KANT. Resposta à pergunta:que é esclarecimento (Aufklärung)? In: _____. Textos
Seletos.Trad. Floriano de Sousa Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1974.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Trad. Reginaldo Sant’ Anna. Livro I. São Paulo: Difel, 1985.
MASS, Olmaro Paulo. Racionalidade dialética entre mito e esclarecimento em Adorno e Horkheimer na Dialética do esclarecimento. Passo Fundo: IFIBE, 2013.
PUCCI, B.. Anotações sobre Teoria e Práxis educativa. In: Bruno Pucci; Pedro Goergen; Renato Franco. (Org.). Dialética Negativa, Estética e Educação. 1ªed.Campinas, SP: Alínea, 2007, p. 141-153.
________.; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, L. A. Calmon Nabuco. (Orgs.) Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009. ________. A escola e a semiformação mediadas pelas novas tecnologias. In: PUCCI, Bruno; ALMEIDA, Jorge de; LASTÓRIA, L. A. Calmon Nabuco. (Orgs.) Experiência formativa e emancipação. São Paulo: Nankin, 2009, p. 69-79. ______. Filosofia negativa e arte: instrumentos e roupagens para pensar a educação.
Comunicações, Piracicaba: UNIMEP, ano 07, n. 1, jul. 2000. PUCCI, Bruno; OLIVEIRA
Newton Ramos; ZUIN, Antônio Álvaro Soares (Orgs.). Adorno: o poder educativo do
pensamento crítico. Petrópolis: Vozes, 2000. _______. OLIVEIRA Newton Ramos; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. (Orgs.). A educação
danificada: contribuições à Teoria Crítica da educação. Petrópolis: Vozes; São Carlos:
UFScar, 1997.
_______.; LASTÓRIA, L. A. C. N.; COSTA, B. C. G. (Orgs) Tecnologia, Cultura e
Formação – ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003. ________. Teoria crítica e educação: A questão da formação cultural na escola de
Frankfurt.2 ed. Petrópolis: Vozes; Edufscar, 1995.
ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A sociedade do espetáculo e o simulacro de experiência
formativa. In: PUCCI, B.; LASTÓRIA, L. A. C. N.; COSTA, B. C. G. (Orgs.).Tecnologia,
Cultura e Formação – ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003, p. 141-156.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Poiesis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.