Avisos

  • Chamada para artigos/Poiesis – Revista de Filosofia (v. 29, n. 2, 2024) DOSSIÊ ESCOLA DE FRANKFURT E TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: NOVAS ABORDAGENS

    2024-05-27

    A Escola de Frankfurt é reconhecida pelo seu árduo trabalho desde a sua fundação até os dias atuais em que pesquisas nas mais diversificadas áreas e esferas demonstram o interesse pela Teoria Crítica e seu legado teórico e conceitual em vista de buscar compreender a contemporaneidade. Nessa direção, a Escola de Frankfurt, [desde Benjamin, Adorno e Horkheimer até Habermas, Honneth e Fraser] pode ser concebida como um centro de pesquisas inter e transdisciplinar que busca pensar a sociedade a partir de um viés auto-crítico tendo como referência a construção de sujeitos críticos, autônomos e emancipados.  É seu objetivo pensar ainda a dominação de determinadas ideologias fechadas em si mesmas que produzem uma espécie de necropolítica nos tempos que correm, isto é, a capacidade de comunicar a morte aos indivíduos, paradigma de governamentalização da vida que gera vidas precárias, passíveis de descartabilidade e de destruição. É, portanto, nessa direção que o presente  número da Poiesis – Revista de Filosofia, abre um espaço de reflexão e um convite ao pensamento, por meio de artigos que tratem das temáticas candentes dos tempos atuais.

     

    1 - Alteridade e ética;

    2 - Críticas da violência biopolítica;

    3 - Realidade brasileira e Teoria Crítica;

    4 - América Latina e processos de emancipação;

    5 – Filosofia, estética e identidade.

     

    Prazo para submissões: 31 de julho 2024.

    Link para acesso à revista e às suas normas de submissão: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis.

    Dúvidas e informações: revistapoiesisfilo@gmail.com

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Olmaro Paulo Mass -  UNIMONTES

    Prof. Dr. Oneide Perius  - UFT

    Prof. Dr. Evandro Pontel - PUCRS

    Leer más acerca de Chamada para artigos/Poiesis – Revista de Filosofia (v. 29, n. 2, 2024) DOSSIÊ ESCOLA DE FRANKFURT E TEORIA CRÍTICA DA SOCIEDADE: NOVAS ABORDAGENS