Linguagem digital e produção de conteúdo
Criando espaços para a escrita autoral no ensino médio
Palabras clave:
Linguagem digital. Metodologia de ensino. Produção de conteúdo. Escrita autoral.Resumen
É fato que a potência das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) contribui muito para o aumento da interação entre os jovens e as pessoas em geral. A linguagem digital utilizada como forma de comunicação, para grande parte dos usuários, não passa de sinais e símbolos ou até mesmo palavras que reproduzem conteúdos já prontos e disponibilizados na internet. Por meio de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro em Montes Claros-MG, constatamos que muitos estudantes passam a maior parte do seu tempo conectados à internet em jogos ou redes sociais. Na maioria das vezes eles utilizam esses recursos tecnológicos indiscriminadamente e exploram o ambiente virtual sem refletir sobre o conteúdo ao qual estão expostos. A partir dos resultados dessa pesquisa julgamos necessário adotar uma metodologia de ensino e desenvolver um plano de ação a ser implementado em sala de aula, na tentativa de melhorar a nossa prática pedagógica. Com isso desenvolvemos um Projeto Educacional de Intervenção (PEI) com o objetivo de promover e incentivar a escrita autoral por parte dos estudantes nas aulas de filosofia. Trata-se da criação de uma Revista de Filosofia - Novas Ideias, para o Ensino Médio, que tem como finalidade a publicação e compartilhamento de conteúdo produzidos pelos estudantes secundaristas da nossa escola. Nesse sentido, ao utilizarmos as novas tecnologias como ferramentas no sistema educativo, estamos fazendo uso de um instrumento que tem uma grande potencialidade e que pode contribuir com a formação desses jovens, desenvolvendo também a criatividade e a percepção deles sobre a realidade. Enfim, é um modo de reinterpretar, reissignificar e melhor se apropriar desses novos recursos.
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