Filosofia e cidadania

A presença do filósofo no mundo e sua importância educativa

Autores/as

  • Carlos Eduardo Ruas Dias Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Filosofia. Educação. Política. Cidadania. Sociedade.

Resumen

Desde a Revolução Francesa, a posição dos homens na sociedade sofreu profundas mudanças; o homem passou a ser visto como um agente político, diferentemente do modo como era visito anteriormente, o súdito virou cidadão. No antigo regime, as pessoas eram súditas impossibilitadas de tomar parte no debate das coisas públicas, enquanto o soberano era portador de um mandato divino para governar e não poderia ser questionado. O diferencial do cidadão é que, para tomar parte no debate público, ele precisa passar por um processo educativo que o capacite para a vida pública, auxiliando-o a desenvolver o senso crítico necessário para oferecer a contribuição mais adequada para o desenvolvimento do Estado. Nesse novo cenário, qual é a importância da filosofia para o aprimoramento da sociedade e melhor qualificação do debate político? No processo de capacitação que transforma o homem em cidadão, o filósofo tem um papel muito peculiar e que é destacado desde a antiguidade: o homem precisa se desvencilhar do conjunto de crenças que o mantêm preso a uma vida de ilusões. O filósofo, como educador, tem a função de destruir tais crenças e levar os homens para a visão racional do mundo. O filósofo, então, tem a função de provocar a abertura das mentes e mostrar o valor das visões crítica do mundo e da história, fazendo com que o cidadão tenha a capacidade de se colocar no debate político e apresentar suas demandas.

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Biografía del autor/a

Carlos Eduardo Ruas Dias, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes e mestre em filosofia pela Universidade federal de Uberlândia – UFU.

Citas

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Publicado

2021-05-13

Cómo citar

Ruas Dias, C. E. (2021). Filosofia e cidadania: A presença do filósofo no mundo e sua importância educativa. Revista Poiesis, 18(1), 71–90. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4195

Número

Sección

Dossiê Ensino de Filosofia

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