O ENSINO DE FILOSOFIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: REVENDO O CONTEXTO LEGAL E AS MUDANÇAS RECENTES

Autores/as

  • Marcos Alves Pereira Universidade Estadual de Montes Claros
  • José França Neto Universidade Estadual de Montes Claros

Resumen

O presente artigo intentará pesquisar o campo dos estudos filosóficos, a problemática que versa acerca do Ensino de Filosofia nos dias atuais. Assim, o objetivo principal dessa pesquisa consistiu em saber se a questão do Ensino de Filosofia – seus problemas, limites, implicações e consequências – é um problema relacionado aos métodos tradicionais de ensino ou, a especificidade do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, se a causa que o afeta se deve à ausência de uma didática teórica e práticas específicas quanto ao Ensino Médio brasileiro. Nossa pesquisa centrou atenção aos estudos teóricos e práticos sobre o Ensino de Filosofia a partir do Professor Sílvio Gallo, tendo também como fundamento teórico a obra O que é a filosofia, de Gilles Deleuze e Félix Guattari.

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Biografía del autor/a

Marcos Alves Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná/Prof-Filo/Núcleo Unimontes; professor da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

José França Neto, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); professor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

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Publicado

2021-12-09

Cómo citar

Alves Pereira, M., & França Neto, J. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: REVENDO O CONTEXTO LEGAL E AS MUDANÇAS RECENTES. Revista Poiesis, 22(1), 1–19. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4783

Número

Sección

Artigos