A INTERCULTURALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA SE PENSAR O ENSINO RELIGIOSO

Autores/as

  • Beatriz de Oliveira Pinheiro PUC Minas

Resumen

Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a terceira unidade da disciplina Tópicos Especiais de Ciências da Religião: Tradições Religiosas Afro-brasileiras — Tradições religiosas afro-brasileiras, a Escola e o Ensino Religioso (ER) — ministrada pelas professoras Ângela Cristina Borges e Giseli do Prado Siqueira. Para isso, apresentaremos, em um primeiro momento, a noção de interculturalidade e sua relação com o reconhecimento e afirmação da diferença, bem como sua importância ética nas sociedades que buscam pela anulação daquilo que foge da norma, isto é, a interculturalidade como possibilidade de se partir das diferenças na produção de modelos éticos. Em seguida, falaremos sobre o Ensino Religioso no Brasil a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a responsabilidade dos educadores frente aos objetivos do componente curricular junto das competências estipuladas pela BNCC. Dessa forma, nos voltaremos para o papel político do professor, uma vez que fazer despertar nas alunas e alunos o interesse de busca por conhecimento e produção de projeto de vida, assim como a compreensão da diferença ética e religiosa a partir de uma perspectiva plural, não reducionista, fica a cargo dos educadores que assumem também a postura de discentes no processo educativo. Então, retomaremos a noção de interculturalidade como categoria essencial para se pensar um ER descolonial. A metodologia utilizada será a análise textual dos principais artigos que contam com a autoria das professoras mencionadas: “Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial”; “O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG” e “Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Beatriz de Oliveira Pinheiro, PUC Minas

Bacharela em Filosofia, mestranda em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Citas

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; BORGES, Cristina. Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial. NUMEN, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 21-38, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/31887 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 107-125, dez. 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26189 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade. HORIZONTE, Belo Horizonte, v. 18, n. 55, p. 33-60, jan./abr. 2020. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/23832 Acesso em: 12/11/21.

BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA, Giseli do Prado. O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. REVISTA PISTIS & PRAXIS: Teologia e Pastoral, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/pistispraxis/article/view/27879 Acesso em: 12/11/21.

BRECHT, Bertolt. Perguntas de um operário letrado: poemas e canções. Coimbra: Almedina, 1975.

DUSSEL, Enrique. Ética da Libertação na idade da globalização e da exclusão. 3. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

DUSSEL, Enrique. La pedagogia latinoamericana. Bogotá: Nueva America, 1980.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. REVISTA SOCIEDADE E ESTADO, v. 31, n. 1, p. 51-73, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6079 Acesso em: 12/11/21.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. Elementos para una crítica intercultural de la ciencia hegemónica. Aachen: Grupo Editorial Mainz, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/Projetos globais: Colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

Publicado

2021-12-15

Cómo citar

de Oliveira Pinheiro, B. (2021). A INTERCULTURALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA SE PENSAR O ENSINO RELIGIOSO. Revista Poiesis, 21(2), 1–11. Recuperado a partir de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/4799

Número

Sección

Artigos