A INTERCULTURALIDADE COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA SE PENSAR O ENSINO RELIGIOSO
Resumen
Este trabalho tem por objetivo discorrer sobre a terceira unidade da disciplina Tópicos Especiais de Ciências da Religião: Tradições Religiosas Afro-brasileiras — Tradições religiosas afro-brasileiras, a Escola e o Ensino Religioso (ER) — ministrada pelas professoras Ângela Cristina Borges e Giseli do Prado Siqueira. Para isso, apresentaremos, em um primeiro momento, a noção de interculturalidade e sua relação com o reconhecimento e afirmação da diferença, bem como sua importância ética nas sociedades que buscam pela anulação daquilo que foge da norma, isto é, a interculturalidade como possibilidade de se partir das diferenças na produção de modelos éticos. Em seguida, falaremos sobre o Ensino Religioso no Brasil a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a responsabilidade dos educadores frente aos objetivos do componente curricular junto das competências estipuladas pela BNCC. Dessa forma, nos voltaremos para o papel político do professor, uma vez que fazer despertar nas alunas e alunos o interesse de busca por conhecimento e produção de projeto de vida, assim como a compreensão da diferença ética e religiosa a partir de uma perspectiva plural, não reducionista, fica a cargo dos educadores que assumem também a postura de discentes no processo educativo. Então, retomaremos a noção de interculturalidade como categoria essencial para se pensar um ER descolonial. A metodologia utilizada será a análise textual dos principais artigos que contam com a autoria das professoras mencionadas: “Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial”; “O Ensino Religioso, a relação educador-educando e a Base Nacional Comum Curricular-BNCC e Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG” e “Ensino Religioso na escola pública brasileira e a questão da laicidade”.
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Citas
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; BORGES, Cristina. Entender o passado e falar do presente: aportes a um Ensino Religioso descolonizador e pós-colonial. NUMEN, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 21-38, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/numen/article/view/31887 Acesso em: 12/11/21.
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