O ATEU E O TEÓLOGO: UM DIÁLOGO PARA A LIBERDADE ENTRE DARCY RIBERO E LEONARDO BOFF
Palabras clave:
Debate metafísico; diálogo; educação pública; qualidade social.Resumen
Este trabalho, a partir de uma revisão de literatura, buscou analisar o diálogo metafísico entre o teólogo Leonardo Boff e o antropólogo Darcy Ribeiro em seu leito de quase morte. Para compreensão do debate, utilizamos a categoria do diálogo, segundo o qual o, através do processo de dialogação, os indivíduos transitam da consciência ingênua para a consciência crítica, tal qual pensa Paulo Freire. Utilizamos também alguns fragmentos da metafísica platônica, que destaca que o Criador é sinônimo de amor, sendo o ponto fixo que unifica tudo dentro de uma hierarquia eterna e racional (LEVENE, 2019), bem como também do “Mito da Caverna”, para justificar o profícuo
trabalho do antropólogo em prol da educação brasileira. Assim, procuramos historicizar o trabalho e a vida pública de Darcy Ribeiro, utilizando autores como Xavier (2017), Erthal e Martinazzo (2013) e Martinazzo et all (2020). Neste sentido, mesmo sem acreditar no ente metafísico, Darcy Ribeiro se unificou a Ele, através, exclusivamente de um “ato de amor” doando a sua vida com obras em prol da transformação da sociedade brasileira e na defesa de uma Educação pública e de qualidade social. Gomes (2010) descreve Darcy Ribeiro como um homem plural, que tinha seu campo de atuação em diversas áreas e que no decorrer da sua vida executou vários trabalhos como educador, antropólogo, indigenista, escritor de ficção e político. Ao fazer uma análise sobre a sua atuação, a partir do viés
educacional, percebe-se que o Intelectual lutou pela universalização da educação pública popular e pela reestruturação do ensino superior (XAVIER, 2017). Por fim, Darcy Ribeiro, com sua atuação no campo educacional, nos desafia constantemente a pensar na continuidade da educação brasileira no século 21 (MARTINAZZO et all, 2020).
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Citas
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