SARTRE E O UNIVERSO DO FANTÁSTICO
Palabras clave:
Existencialismo; Kafka; Sartre; Literatura Fantástica.Resumen
O conto “Preocupação do pai de família”, de Franz Kafka, permite lançar algumas luzes acerca do que se pode denominar realismo kafkiano, a partir de um horizonte de compreensão do par fantásticorealismo como estabelecido por Sartre no ensaio “Aminadab, ou o fantástico considerado como uma linguagem” (1943). Trata-se de um realismo indireto, que opera em direção oposta à do realismo ingênuo e mítico. Esta questão não é nova e foi levantada por diversos autores, tão distantes no tempo e no espaço como, por exemplo, o alemão Günter Anders (1934), o francês Maurice Blanchot (ensaios reunidos em 1981) e o brasileiro Roberto Schwarz (1966). Neste artigo procuramos realizar uma interpretação do conto de Kafka a partir dos fundamentos trazidos por Sartre em seu ensaio de 1943. Procuramos assumir como hipótese que o movimento que o pai de família (aquele que visa odradeck e procura defini-lo) opera como verificação de um modo de ser, que no início confunde-se com o modo de existir do signo, em seguida com o de coisa e que, por fim, surge como revelação de uma consciência. Esta, no entanto, não se trata de uma consciência qualquer ou abstrata, mas determinada e situada. Cada parágrafo representa assim uma etapa da antecipação deste ser, em seguida descartada como hipótese falsa, e sucessivamente o pai costura uma trama de erros que não se esgota, no entanto, no erro (definitivo), pois morde continuamente a própria cauda, na medida em que cada hipótese é posta de lado como não-verificação do ser, porém representando sempre a passagem em seu sentido dialético de negação do dado em direção a uma verificação verdadeira.
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