A SALA DE AULA: LUGAR DA VISITAÇÃO E DO ENCONTRO – ABORDAGENS FILOSÓFICAS
DOI:
10.46551/2448-30952024v28n108Resumen
É notório o descaso que há com relação ao ensino de Filosofia e, de modo mais acirrado, no ensino de temas próprios desta disciplina no Ensino Médio. Para muitos, estes são temas abstratos e sem nenhuma relação com a vida e formação das pessoas. Mesmo para o processo de apreensão da realidade a Filosofia para muitos tem pouco a oferecer (ASPIS, 2009; CAMPANER, 2012; NOVAES, 2010), desconhecendo rapidamente a tradição do pensamento Ocidental que permeiam todas as
estruturas da realidade onde estamos apoiados culturalmente. Ou do sentido amplo da existência social ou a tomada de consciência (conscientização). E há muitos que pensam que a aquisição de habilidades em Filosofia está relacionada com um grupo seleto de homens eruditos (GHEDIN, 2009). Assim, o embasamento científico da presente pesquisa está centrado na obra Descobrindo a Existência com Husserl e Heidegger, em particular os textos “O vestígio do Outro”, “Enigma e Fenômeno e
Linguagem e Proximidade”, presentes na parte “Ensaios Breves”. Estes demonstraram conceitos levinasianos de Visitação, Encontro e sobre o Outro, apontando para a sua relação no processo de acolhimento da alteridade e o estabelecimento da ética da responsabilidade que surge com a fenomenologia do rosto (LÉVINAS, 1999).
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Citas
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