A PRODUÇÃO/FABRICAÇÃO DA MENTIRA PELAS TELETECNOLOGIAS MIDIÁTICAS DE COMUNICAÇÃO: A PSEUDOVERDADE

Autores

  • José Olímpio dos Santos Neto Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

mentira, tecnologias, mídia, pseudo-verdade

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar como se dá o processo de produção/fabricação da
mentira pelas empresas jornalísticas que utilizam as modernas tecnologias midiáticas de
informação. Nossa abordagem do tema pretende chegar ao resultado da mentira não como uma
pós-verdade, termo em voga atualmente, mas como o que denominamos pseudo-verdade.
Estabeleceremos as relações entre a mentira e a performatividade, e analisaremos os seus
efeitos. Finalmente, estabeleceremos uma conclusão baseada em alguns conceitos, conversões
e descrição de efeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-26

Como Citar

Olímpio dos Santos Neto, J. . (2020). A PRODUÇÃO/FABRICAÇÃO DA MENTIRA PELAS TELETECNOLOGIAS MIDIÁTICAS DE COMUNICAÇÃO: A PSEUDOVERDADE. Revista Poiesis, 15(2), 116–127. Recuperado de https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/poiesis/article/view/1629

Edição

Seção

Artigos