RETORNAR AO PASSADO PARA PENSAR O PRESENTE: MICHEL FOUCAULT E A ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA
DOI:
10.46551/2448-30952024v28n111Resumo
Os últimos cursos ministrados por Michel Foucault no Collège de France intitulados A hermenêutica do sujeito (1982), Governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade(1984), são balizados em uma ampla investigação histórico-filosófica – do século IV a. C ao século III d. C. – que marca o aprofundamento e a relevância do pensamento antigo para a filosofia foucaultiana. Por meio destes cursos o filósofo percorre momentos do pensamento socrático-platônico e helenísticoromano, analisando e comparando discursos e práticas filosóficas, médicas, políticas e pedagógicas, a fim de compreender as modalidades de relação do sujeito consigo mesmo e com a verdade, por meio das quais o indivíduo é conduzido a exercer sobre si uma forma de governo dotada de certa autonomia e singularidade. Foucault busca, no pensamento grego, novas formas de problematizar nosso presente e a relação do sujeito consigo mesmo, operando cortes transversais nas filosofias da antiguidade, possibilitando o confronto de experiências e estabelecendo marcos para se pensar a atualidade política,
ética e filosófica. O filósofo utiliza-se de uma investigação acerca das experiências na antiguidade para rever, de modo crítico, as percepções de nossa época. Desse modo, o objetivo deste artigo é analisar e problematizar as condições e motivos do retorno foucaultiano a filosofia greco-romana.
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Referências
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