Vol. 27, n. 1, jan/jun, 2021
ISSN: 2179-6807 (online)
EDITORIAL
Prezados(as) leitores(as),
É com muita satisfação que publicamos mais uma edição da Revista Desenvolvimento Social (RDS), periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Unimontes. Este novo número – volume 27, número 1, relativo ao primeiro semestre de 2021 – vem para consolidar os esforços de toda equipe envolvida com a sua produção. A revista paulatinamente aperfeiçoa seus critérios, periodicidade e visibilidade visando não apenas cumprir demandas institucionais, mas também fomentar a produção acadêmica interdisciplinar em meio a um contexto onde pululam controvérsias e disputas em torno dos saberes científicos.
A manutenção de um periódico tem sido um desafio diante tantos desgastes cotidianos e estruturais. Soma-se a isto os impactos da pandemia de COVID-19, algo que irrompeu nossa precariedade. Malgrado certas limitações, é importante evidenciar que em âmbito interno temos encontrado um apoio efetivo da Pró-reitoria de Pesquisa da Unimontes, que tem estimulado a articulação entre os editores responsáveis pelas publicações presentes no Portal de Periódicos. Trata-se de um importante incentivo a fim de alavancar as revistas e de favorecer trocas entre redes de pesquisadores vinculados a diferentes instituições e regiões.
Nestas circunstâncias, pois, apresentamos o presente número que traz, em especial, o dossiê “Sociedades em tempos de crise: os séculos XX e XXI em perspectiva”. Organizado por Flávia Ferro e Wagner Teixeira, ambos historiadores, a seção em tela apresenta uma reflexão sobre os impactos das crises nas sociedades contemporâneas em seus diversos e múltiplos aspectos. Para tanto, reúne artigos sobre temas variados de autoria de pesquisadores provenientes de diferentes áreas das Humanidades. O dossiê é composto por sete textos, quais sejam: “O idadismo no contexto da pandemia da Covid-19: como o preconceito etário se tornou evidente no Brasil”, de autoria de Valmir Moratelli; “Marketing ambiental e pandemia: uma análise do discurso nas vendas de bolsas grifadas second hand”, produzido por Bárbara Kruse, Maximillian Clarindo e Marcos Kruse; “Reflexões sobre o espaço urbano na pandemia, a partir do bairro Major Prates, em Montes Claros- MG”, de Mariana Fernandes Teixeira; “Desafios e aprendizados frente ao cyberbullying em crianças e adolescentes LGBT´s no ambiente escolar: conflito real em um mundo virtual”, fruto da pesquisa de Vanessa Andriani Maria; “A Liga das Nações em tempos de crise: o diplomata como intelectual mediador”, de Filipe Queiroz de Campos; “Negociação coletiva dos petroleiros em tempos de crise”, de autoria de Gabriel Cavalcante; e, por fim, o ensaio “Bolsonarismo e bolsonaristas no Brasil contemporâneo: antecedentes históricos, percursos políticos”, com reflexões de Clayton Romano.
A presente edição traz, também, cinco artigos avulsos, a saber, “Estado e sociedade: políticas sociais e suas incidências em localidades rurais em Itinga, Minas Gerais, Brasil”, de autoria de Elicardo Heber de Batista; “A construção dos enquadramentos da Reforma da Previdência brasileira de 2019”, de Augusto Baptista Bretas da Fonseca; “Coordenação federativa e sua implicação na Assistência Social”, de Andréia Lopes Cirino; “Sertão e a revelia do mundo: expropriação, enlouquecimento, migração forçada e concentração de terra durante a modernização conservadora no Brasil”, de João Batista de Almeida Costa; e ainda “Desigualdade, ação, reconhecimento e redistribuição: reflexões e questionamentos sobre políticas de Estado”, de José Muniz Falcão Neto.
Desejamos a todos uma boa leitura deste presente número. Até a próxima!
Giancarlo Machado,
pela equipe editorial.
1
PPGDS/Unimontes-MG