A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO

Autores

  • Karen Tôrres C. Lafetá de Almeida
  • Naiara Vieira Silva Ivo

Palavras-chave:

Escolarização indígena, Educação diferenciada, Currículo

Resumo

Este trabalho se constituiu em um esforço de analisar, refletir e discutir alguns aspectos acerca da escolarização indígena, a partir da chamada “educação diferenciada”, estabelecida no Brasil com a promulgação da Constituição Federal de 1988. O trabalho está organizado a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural. Assim, discutiu-se a “escola diferenciada” e a sua disseminação a partir dos autores: TASSINARI, Antonella; LASMAR, Cristiane; ANDRADE, Karenina; FRANCHETTO, Bruna; GRUPIONI (2008) dentre outros. Pretendemos organizar esta discussão a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural.

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Publicado

2020-01-03

Como Citar

TÔRRES C. LAFETÁ DE ALMEIDA, K. .; VIEIRA SILVA IVO, N. . A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 93–109, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos avulsos