DESENVOLVIMENTO OU DESENVOLVIMENTOS? LIMITES, DESAFIOS E PARÂMETROS DO CONCEITO NA AMÉRICA LATINA
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Mudança social, Trabalho, EducaçãoResumo
Este artigo procura articular a noção de Desenvolvimento e Mudança Social às categorias Trabalho e Educação com a intenção de problematizar acerca da realidade da América Latina nas últimas décadas. Primeiramente, a noção de Desenvolvimento é complexa e relacional, e portanto, merece que nos debrucemos sobre ela, a fim de entender como foram e ainda são construídas diferentes interpretações que variam conforme os contextos históricos, sociais, econômicos e culturais. Nesse sentido, o conceito de Mudança Social aqui trabalhado, que origina-se na obra de Sztompka, tem sido utilizado como estratégia metodológica para explicar mudança social, processos sociais, desenvolvimento social e progresso social, a partir de contextos micro e macrossociais. A ideia central consiste em pensar na sociedade como um conjunto de elementos interligados num só espaço e que pode apresentar 1) diferença; 2) em instantes diversos; 3) entre estados de um mesmo sistema. Por fim, as categorias Trabalho e Educação são discutidas neste artigo, na tentativa de contextualizar a importância que elas recebem (ou não), diante das iniciativas de promover Desenvolvimento e Mudança Social. Neste cenário, a América Latina, carrega consigo, especificidades em torno das iniciativas de alcançar o Desenvolvimento que sugerem outras investigações e novas interpretações dos processos aqui desencadeados. Questões culturais inerentes aos processos históricos da América Latina exercem influência direta nos parâmetros utilizados daquilo que se entende por Desenvolvimento Social. Em suma, este trabalho procura contribuir com o amplo debate diante dos desafios de se pensar as condições de Desenvolvimento.
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