INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Holgonsi Soares Gonçalves Siqueira
  • Sérgio Botton Barcellos Barcellos

Palavras-chave:

educação ambiental, projetos sociais, interdisciplinaridade, cidadania

Resumo

Nossa pesquisa teve como objetivo analisar os limites e as possibilidades que permeiam a relação “educação ambiental-interdisciplinaridade-cidadania”. Sendo assim, procuramos elucidar quais as possíveis transformações que projetos sociais em educação ambiental podem instigar em um cenário educacional formal estabelecido, através de ações educativas interdisciplinares e do estímulo a cidadania. Vinculada ao projeto social “Educação Ambiental na Vila Kennedy”, promovido pelo Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Ação - CEMP A, a pesquisa foi desenvolvida em uma creche da Vila Kennedy, em Santa Maria-RS no decorrer do ano letivo de 2007. Tendo por base a observação participante, relatos e a realização de entrevistas semi-estruturadas com integrantes da comunidade escolar e do projeto social, nossa análise considera este projeto para além do espaço escolar, levando em consideração a influência que as ações em educação ambiental possam ter originado nas vidas cotidianas das pessoas envolvidas e de que forma promoveram o exercício da cidadania na comunidade. Norteados pelas seguintes questões: a) ampliação do entendimento da comunidade sobre o tema ambiente; b) possibilidade de superação da estrutura disciplinar e c) inserção da temática ambiental nas disciplinas da escola, desvelaram-se possíveis indicadores cotidianos de limitações e perspectivas que projetos sociais em educação ambiental, realizados em escolas públicas e comunidades urbanas, podem apresentar no decorrer de seu processo. Concluímos, relacionando estes indicadores com a questão do desenvolvimento social, político e cultural de comunidades de periferias urbanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABONG. Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais. ONGs no Brasil:
Perfil e catálogos das associadas. Disponível em: http://www.abong.org.br/novosite/instituc ional/abong.asp> Acesso em: 03/04/2007.
BERGER, G. Opinions and Facts in Interdisciplinarity: Problems of Teachig and Research in Universities. OECD, Paris 1972
BORDIED. P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
CARVALHO, L C. de M. PROJETO INTEGRADO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA - UFSCar. QUAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL? ELEMENTOS PARA UM DEBATE SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL POPULAR E EXTENSÃO RURAL. Pró-Ciências 2002. CAPES/SEE/DE. Disponível em: http://www.dm.ufscar.br/~salvador/hom epage/pro _ ciencias _ 2002/materialdis tribuido/Educacao%20Ambiental %20e%20Meio%20Ambiente/texto _ Isabel_ EARE. pdf. Acessado em: 23/06/2008 .
. Uma leitura da educação ambiental em cinco estados e um
--------------------
bioma no Brasil. Porto Alegre, novo 2004. Relatório de pesquisa. Disponível em
www.rebea.org.br.
FAZENDA, Ivani C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo, Loyola, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
___________ . Extensão e comunicação. 15° ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
__________ . Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003
GANDIN, D.; GANDIN, L. A. Temas para um projeto político-pedagógico. 4.ed. Petrópolis:Vozes, 2001.
GUSDORF, Georges, (1990). Réflexions sur l’interdisciplinarité Bulletin de Psychologíe, XLIII, 397, pp. 847-868.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e Patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
______ . Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 200l.
LEFF, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. In: LEFF, Enrique (org.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003
LIBÂNEO,1. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. 261p.
LOUREIRO. C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). - Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004. P. 65- 85.
MARTÍNEZ M. M. ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DAS QUESTÕESAMBIENTAIS DOS ALUNOS DAS 7 a E s- SÉRIES DE UMA ESCOLA PÚBLICA (ESTUDO DE CASO). MONOGRAFIA DE
ESPECIALIZAÇÃO. Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria, RS, Brasil 2006.
MARTINS, José de Souza. O poder do atraso. Ensaios de sociologia da história lenta. São Paulo: Hucitec, 1994.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro.SP:Cortez; Brasília:UNESCO, 2000.
MuNOZ PALAFOX, G. H. (Org) Planejamento coletivo do trabalho pedagógico - PCTP: a experiência de Uberlândia. Uberlândia: Linograf/Casa do Livro, 2002.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA. Projeto de implantação do Programa de Saúde da Família (PROESF). Santa Maria: Secretaria de Município de Saúde, 2003.
RUSCHEINSKY. Aloísio. ATORES SOCIAIS E MEIO AMBIENTE: A MEDIAÇÃO DA ECOPEDAGOGIA. Identidades da educação ambiental brasileira / Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental; Philippe Pomier Layrargues (coord.). - Brasília:
Ministério do Meio Ambiente, 2004. P.51-65.
SIQUIEIRA. H, S, G. INTERDISCIPLINARIDADE, SINÔNIMO DE COMPLEXIDADE. Publicado no Jornal “A Razão” em 02.10.2003. Disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/mundorede.html. Acessado em: 09/1 0/2008.
SMOLKA, M. (1994) Problematizando a intervenção urbana. Cadernos IPPUR, ano VIII, n° 1, Rio de Janeiro.
SORRENTINO, M. De Tbilisi a Tessaloniki, a educação ambiental no Brasil. In: JACOBI, P. ET al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA.1998. p.27-32.
SOUZA, A. K. A relação escola-comunidade e a conservação ambiental. Monografia. João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, 2000.
VIÉGAS, A. A Educação Ambiental nos contextos escolares: para além da limitação compreensiva e da incapacidade discursiva. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, UFF, Niterói. 2002.
ZART, Laudemir Luiz. Desafios Locacionais para o Desenvolvimento da Educação Ambiental. Disponível na Internet. http://www.unemat-net.br/revista/volOl/desafios.php>. Acesso em 22 de março de 2004.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

SOARES GONÇALVES SIQUEIRA, H.; BOTTON BARCELLOS BARCELLOS, S. . INTERDISCIPLINARIDADE E CIDADANIA POSSIBILIDADES E LIMITES DE UM PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 85–97, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1595. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos avulsos