DEMOCRATIZAÇÃO E GESTÃO PARTICIPATIVA: O GESTOR ESCOLAR E O ENSINO DE QUALIDADE
Resumo
A educação brasileira perpassa por um processo de modificação em sua estrutura e funcionamento enquanto metodologias e propostas curriculares, estando os métodos e ferramentas de mediação do processo de ensino tradicional, paulatinamente, marginalizando do âmbito escolar e incluindo, vagarosamente, formas e ações para a promoção de um ensino crítico, autônomo, libertário, em uma vertente socializadora compartilhada. E no cenário de enormes desafios e possibilidades que a escola abrange, destaca-se o gestor educacional, sendo este fundamental para a implantação, articulação e mobilização de ações focalizadas numa educação compromissada com a nova realidade sociopolítica vivenciada. Todavia, inúmeros desafios persistem para com este profissional, sendo mais que necessário atentar o seu ofício para obtermos um produtivo processo na educação pautada nos preceitos da qualidade e democratização. Assim, o presente artigo denota-se como relevante, uma vez que tem como objetivo demonstrar o papel do gestor educacional para o sucesso da escola em um plano de alianças repletas de encontros e desencontros. A metodologia utilizada para alcançar o objetivo, baseou-se em levantamento bibliográfico. Pensar na educação em um espaço político solidário é refletir, principalmente, o papel do gestor em suas parcerias, atos, idealizações, vislumbrando o sucesso de uma escola e de todos os atores que tecem a rede do saber.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.