DISQUE-ESTRADA: DESVENDANDO OS IMPASSES PARA O DESENVOLVIMENTO NAS COMUNIDADES DA LAGOA MUNDAÚ EM MACEIÓ AL
Resumo
Com uma metodologia amparada por estudos bibliográficos e pela percepção de campo, este artigo vem apresentar o panorama da difícil realidade vivenciada pelos moradores das comunidades localizadas na Orla da Lagoa Mundaú na Cidade de Maceió, Alagoas, numa extensão que compreende a Avenida Dique Estrada, principal via de acesso ao Bairro do Vergel do Lago. Assim, objetivando a compreensão dos empecilhos para o desenvolvimento socioeconômico, este artigo visa refletir sobre as diversas formas de privação da liberdad e e dos direitos básicos dos cidadão s por meio da correlação dos
pensamentos de alguns autores com os problemas sociais, ambientais e econômicos observados e identificados in loco . Pressupõe se então que parte significativa dos moradores ribeirinhos da orla lagunar encontram se socialmente excluídos d o acesso às políticas públicas, implica ndo assim, na aglomeração de potenciais entrav es que inviabilizam o proces so de desenvolvimento humano . Por fim, admite se a importância deste estudo na defesa da busca por mecanismos conscientizadores do potencial econômico e ambiental deste trecho lagunar, e sobretudo, na pers pectiva da inserção de esta população no cenário das políticas públicas, como agentes ativos nas tomadas de decisões, contemplando ações que possibilit em a efetivação da dignidade humana e a busca por uma melhor qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.