A TAINHA NA BARRA DA LAGUNA DE TRAMANDAÍ: O PAPEL DO LOCAL NA DINÂMICA ECONÔMICA DA REGIÃO DO LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Este artigo tem por objetivo evidenciar a busca dos pescadores artesanais da Região do Litoral Norte em se conectarem aos mercados de proximidade em cadeias curtas de comercialização, recorrendo para tanto ao alimento e a construção de redes sociais imersas no “local". Este artigo assentasse em uma visão mais aprofundada em torno da noção de imersão, e da nova Geografia Econômica. A área delimitada para realizar este estudo, a Região do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul - Brasil, localiza-se na Microrregião de Osório e explorou-se o caso dos pescadores artesanais de tainaha. Partiu-se de um viés qualitativo, e de um trabalho de caráter exploratório, entre os meses de dezembro de 2016 até abril de 2017 foram realizados as entrevistas, com questões abertas (roteiro), observação participante. Finalizando, a análise realizada revelou que alimentos alternativos podem expressar mais do que o tradição, eles têm a capacidade de ilustrar uma forma de defesa da autonomia local, e um retorno aos fundamentos do que representa a o saber fazer e a cultura. Girando em torno das muitas formas de compor a produção e o consumo decorrendo dos conhecimentos imersos no local.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.