DESMATAMENTO NOS MUNICÍPIOS DA BACIA DO RIO PACUÍ/MG
Palavras-chave:
Bacia Hidrográfica, Gestão, Sensoriamento Remoto, SIGResumo
A política brasileira de recursos hídricos define a bacia hidrográfica como unidade de gestão. No entanto, no processo prático de gerenciamento das bacias há entraves que dificultam a gestão democrática e eficaz. Entre esses obstáculos, principalmente nos comitês de bacia, existe a falta de informações confiáveis sobre a realidade do uso da terra e os impactos sobre os recursos naturais. Para agravar essa situação, o limite das bacias não é o mesmo que o administrativo, com isso, uma bacia pode ser composta por municípios com características socioeconômicas e ambientais diferentes. Esse fato pode ser decisivo para instalar conflites de interesses entre os responsáveis pela tomada de decisão, provocando o insucesso gerencial dos comitês de bacias. Dessa forma, apontar como cada município contribui para a realidade ambiental da bacia é fundamental para subsidiar as decisões sobre a gestão ambiental nesse espaço. Diante desse contexto, este trabalho analisou as mudanças do uso da terra na bacia hidrográfica do rio Pacuí de maneira compartimentada por município, nos anos de 1986, 1996 e 2010. Dessa maneira, foi possível verificar a evolução do desmatamento dentro da bacia por território municipal. O uso das geotecnologias, notadamente o sensoriamento, com imagens de satélites, e o Sistema de Informação Geográfica foram imprescindíveis para realizar esse mapeamento. Esse procedimento revelou dados importantes sobre como os municípios com terras drenadas pelo rio Pacuí mantiveram o desmatamento da vegetação natural e expandiram suas atividades antrópicas ao longo do período analisado.
Downloads
Referências
LEITE, M. E.; ALMEIDA, J. W. L.; SILVA, R. F. Geotecnologias aplicadas à extração automática de dados morfométricos da bacia do rio Pacuí/MG. Revista Brasileira de Cartografia, n.64, v. 5, p. 677-691, 2012.
MAGALHÃES Jr, A. Variáveis e desafios do processo decisório no contexto dos Comitês de. Bacia Hidrográfica no Brasil. Ambiente e Sociedade, n. 8, p. 21-48, 2001. PORTO M. F. A.; PORTO, R. La L. (2008). Gestão de bacias hidrográficas. Revista Estudos Avançados. n.63, v.22. p.43-60.
SEMAD, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Plano diretor dos recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Jequitaí/Pacuí e trechos do rio São Francisco. SEMAD, CBH Jequitaí/Pacuí, 2010.
VARGAS, M. C. O gerenciamento integrado dos recursos hídricos como problema socioambiental. Ambiente & Sociedade [On-line] 1999. Acesso: 9 /julho/2013. Disponível em:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=31713413009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.