Pensar e fazer cidades

Composições performáticas e a emergência do espaço público

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v26n1p60-83

Palavras-chave:

Arte da performance. Composição urbana. Espaço público. Democracia. Sociologia da Arte.

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar a arte da performance como um agenciamento/assemblage que, ao recuperar a condição de multiplicidade e de inter-relações nas cidades, participa da emergência de um espaço público possível. Isto é, enquanto uma prática minoritária, a arte da performance re-articula os sentidos hegemônicos instituídos nos espaços, por meio da instauração de situações artísticas, que exploram a cidade como a esfera na qual distintas trajetórias coexistem. Assim, a arte da performance pode ser compreendida como contestação e possibilidade de instauração de comunidades políticas. E consequentemente, “experimentar a cidade” se transforma em um processo de “fabricação da cidade”, que por sua vez, pode ser encarada não como um dado, mas como uma composição, algo por fazer, na qual sentidos em latência são atualizados no evento performático. Esses elementos foram reunidos a partir da realização de pesquisa empírica junto ao grupo Corpos Informáticos e suas ações na cidade de Brasília.

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Biografia do Autor

Daniela Felix Martins, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciências Sociais pela UFBA, Pós-doutora em Estudos da Tradução, modalidade PNPD-CAPES, POSTRAD-UNB. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3514-8497.

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Publicado

2021-04-16

Como Citar

FELIX MARTINS, D. Pensar e fazer cidades: Composições performáticas e a emergência do espaço público. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 60–83, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v26n1p60-83. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/3262. Acesso em: 22 dez. 2024.