Desafios e aprendizados frente ao cyberbullying em crianças e adolescentes LGBT’S no ambiente escolar

Conflito real em um mundo virtual

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v27n1p30-47

Palavras-chave:

Cyberbullying, Internet, Diversidade, LGBT

Resumo

Na contemporaneidade, por meio do uso das tecnologias de comunicação e de informação e dos dispositivos agregados, o cyberbullying possui o potencial para extrapolar os obstáculos de tempo e espaço do bullying tradicional entre crianças e adolescentes LGBT’s causando sérias consequências na vida destas pessoas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a temática do cyberbullying, suas repercussões provocadas nas vítimas e as formas de prevenção. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, que utilizou procedimentos de coleta de dados bibliográficos em publicações periódicas de cunho científico. Os resultados ressaltaram que as medidas para combater ou minimizar o cyberbullying serão mais eficientes se cada usuário da internet adotar a ética no ambiente virtual. É fundamental salientar que o cyberbullying deve ser amplamente estudado, pois é através da problematização do assunto, que será possível a elaboração de ações preventivas e medidas de combate ao problema; permitindo à população uma maior elucidação sobre o tema e, por conseguinte, maior qualidade nas relações sociais entre crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Vanessa Andriani Maria, Universidade Tiradentes (UNIT/Sergipe)

Graduada em Agronomia pela UFSM e Mestre em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela UFpel, graduada em Direito pela ULBRA,  Graduanda em Formação Pedagógica em Geografia (UNIASSELVI). Doutoranda em Educação UNIT/Sergipe. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3492-8512 E-mail: vanessamariaadvs@gmail.com

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

ANDRIANI MARIA, V. Desafios e aprendizados frente ao cyberbullying em crianças e adolescentes LGBT’S no ambiente escolar: Conflito real em um mundo virtual. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 30–47, 2021. DOI: 10.46551/issn2179-6807v27n1p30-47. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/3920. Acesso em: 22 dez. 2024.