ENUNCIAÇÕES ESCRITAS SOBRE O ESC E O PIBID-LETRAS: ENTRE O DISCURSO AUTORITÁRIO E O DISCURSO LÚDICO
Resumo
Este trabalho, à luz da teoria discursivo-enunciativa, tem por objetivo abordar o modo como algumas alunas-bolsistas do Pibid-Letras, da Universidade Federal do Tocantins/Câmpus Araguaína, enunciam sobre o Estágio Supervisionado Curricular (ESC) e sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Por serem bolsistas do Pibid-Letras, elas são levadas a vivenciar, em sua formação acadêmica, as duas práticas: a do ESC e a do Pibid. Ou seja, elas são levadas a assumir, em tese, dois lugares discursivo-enunciativos específicos e diferentes. Para a coleta de material de análise, realizamos uma entrevista com a aplicação de questionário, contendo perguntas discursivas. As análises mostram que, pelo fato de elas estarem inscritas discursivo-enunciativamente em discursos de circulação social, a diferença entre ESC e Pibid ganha uma valoração, rarefazendo as naturezas distintas de um e de outro. Essa valoração circunscreve a prática do ESC em um discurso autoritário e a prática do Pibid em um discurso lúdico.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto nº 7.219 de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. _____. Edital nº 61/ 2013 – CAPES/DEB. Programa Institucional de Bolsas de Estudos de Iniciação à Docência – PIBID.
BRASIL. MEC. CNE/CP. Resolução N° 2, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Legislação Complementar. 5. Ed. revista – atualizada-ampliada. São Paulo: EDIPRO, 2012. (Serie Legislação)
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – uma crítica a afirmação do óbvio. 4. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidades teoria e prática. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MESQUITA, Aldo Marcos Pereira; ALMEIDA, Núbia Régia; PEREIRA, Bruno Gomes. Letramento literário na sala de aula: uma proposta metodológica. In: AIRES, Berenice Feitosa da Costa et al. (org). Relatos de experiências em iniciação à docência PIBID/UFT. Palmas, TO: EDUFT, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.