EDUCAÇÃO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO EM MONTES CLAROS/MG: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA DA FUNM (1964-1971)
Resumo
A relevância deste estudo justifica-se por apresentar contribuições ao debate teórico e também geo-histórico sobre o desenvolvimento da cidade de Montes Claros (MG), além da relação desse desenvolvimento com a implantação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE e da implantação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – FAFIL, pertencente à Fundação Norte Mineira de Ensino Superior – FUNM/Curso de Geografia/licenciatura, no período de 1961 a 1971. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em fontes variadas como: legislações; atas de implantação do curso; jornais locais; dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE das décadas de 1950 e 1960 do Estado de Minas Gerais; programas das disciplinas das primeiras turmas do Curso de Geografia do Estado de Minas Gerais; sites; livros de memorialistas; teses; dissertações; trabalhos de conclusão de curso e história oral. Em linhas gerais, conclui-se que a implantação do curso de Geografia contribuiu tanto para a formação docente quanto para o desenvolvimento regional.
Downloads
Referências
AMORIM FILHO, O. B. Entrevista. Geosul, v. 20, n. 40, p. 191-209, 2005.
ANDRADE, M. C. Geografia: ciência da sociedade. Recife, Patos de Minas: Editora Universitária, 1992.
ANSELMO, R. C. M. S. Os cursos de Geografia nas universidades públicas de Minas Gerais: uma história do pensamento geográfico no Brasil. Uberlândia: IG/UFU, 2012. (Relatório de Pesquisa – Fapemig Universal). BARROS, C. M. Sobrecertificação e expansão: o ensino superior brasileiro e a exclusão prorrogada de Pierre Bourdieu. Educere et Educare (Impresso), v. 6, p. 133-147, 2011.
BERNARTT, M. de L. Desenvolvimento e ensino superior: um estudo do sudoeste do Paraná nos últimos 50 anos. Campinas. 2006. 272f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
BRASIL. Conselho Federal de Educação. Parecer n. 292, de 14 de novembro de 1962. Trata da parte pedagógica dos currículos mínimos relativos aos cursos de licenciatura. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, n. 10, p. 95-100, 1962.
BRASIL. Decreto-Lei n. 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968, e dá outras providências. Disponível em: . Acesso em 18/12/2013.
BRASIL. Decreto-Lei n. 1.190 de 4 de abril de 1939: dá organização a Faculdade Nacional de Filosofia. Coleção Leis do Brasil. Rio de Janeiro, Imprensa nacional, v. 4, p. 50-63, 1939.
BRASIL. Decreto-Lei n. 9.092, de 26 de março de 1946: Amplia o regime didático das Faculdades de Filosofia e dá outras providências. Coleção Leis do Brasil. Rio de Janeiro, Imprensa Nacional, 1946.
BRASIL. Lei n. 2.594, de 8 de setembro de 1955. Dispõe sobre o desdobramento dos Cursos de Geografia e História nas Faculdades de Filosofia. Diário Oficial da União, seção 1, p.73, 14/9/1955.
BRASIL. Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968. Disponível em: . Acesso em: 29/09/2011.
BRASIL. Lei 5.692 11 de agosto de 1971. Disponível em: . Acesso em 13/05/2012.
BRASIL. LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 4.024. Brasília, DF: Centro de Documentação e Informação, 1961.
CARDOSO, J. M. A. O Norte de Minas Gerais: um estudo de suas transformações espaciais. In: OLIVEIRA, M. F. M.; RODRIGUES, L. (Orgs.). Formação social e econômica do norte de Minas. Montes Claros: Unimontes, 2000. p. 173-346.
COSTA, J. S. (Org.). Compêndio de economia regional. Lisboa: PDR, 2005.
CUNHA, J. D. Cooperação técnica Brasil-Estados Unidos na reforma universitária de 1968. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH. História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos, 24., 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: Oikos, 2007, v. 1, p. 1-9. A E B
CUNHA, J. D. Da USAID ao Banco Mundial: rupturas e permanências nas diretrizes para o ensino superior no Brasil. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. Pedagogias (entre) lugares e saberes, 5., 2007, São Leopoldo. Anais... Pelotas: Seiva Publicações, 2007, v. 1, p. 1-11. A E B
CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. 8. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1985.
CUNHA, L. A. Ensino superior e universidade no Brasil. In: LOPES, E. M. T.; FILHO, L. M. F.; VEIGA, C. G. 500 anos da educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
ESTEVA, G. Desenvolvimento. In: SACHS, W. (Org.). Dicionário do desenvolvimento. Guia para o conhecimento como poder. Petrópolis: Vozes, 2000. FIORI, V. As condições dos cursos de Geografia no Brasil: uma análise territorial e de situação. São Paulo. 2013. 361f. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
FRANÇA, I. S. A cidade média e suas centralidades: o exemplo de Montes Claros no Norte de Minas Gerais. Uberlândia. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geografia, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.
FREITAG, B. Escola, estado & sociedade. 6. ed. São Paulo: Moraes, 2005.
GOMES, P. C. da C. Geografia e modernidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
GUIA, Débora Ariane Santos. Geografia na Universidade Estadual de Montes Claros e o perfil de seus acadêmicos. Montes Claros/MG. 2009. Monografia (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Montes Claros/MG, 2009.
HARVEY, D. Condição pós-moderna. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 14. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
HERMET, G. Cultura e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2002. p.159-180.
HOFF, D. N.; SAN MARTIN, A. S. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’ana do Livramento. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 16, n. 3, p. 157-183, set./dez. 2011.
JACOBS, C. C. A participação da United States Agency for International Development (USAID) na reforma da universidade brasileira na década de 1960. Porto Alegre. 2004. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2004. Disponível em: . Acesso em: 24/07/2009.
JARDIM, A. F. C.; BARBOSA, C. C.; BATISTA, D. J.; ANTUNES, F. V. A genealogia de uma universidade: de 1962 a 1989. In: CALEIRO, R. C. L.; PEREIRA, L. M. (Orgs.). Unimontes: 40 anos de história. Montes Claros/MG: Ed. Unimontes, 2002.
ROTA JÚNIOR, C. Ensino superior e desenvolvimento regional: discursos produzidos em prol do desenvolvimento regional por ocasião da implantação da Fundação Universidade Norte Mineira – FUNM, na década de 1960, na cidade de Montes Claros/MG. Montes Claros. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social – PPGDS, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Montes Claros/MG, 2010.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. ed. Santa Cruz do Sul-RS: EDUNISC, 1999.
KNYCHALA, J. F.; ANSELMO, R. C. M. S. A ideia de modernidade e a interiorização das universidades no Brasil: a Geografia na Universidade Federal de Uberlândia. Caminhos de Geografia, UFU, v. 10, p. 10, 2009.
LESSA, S. N. Trem de ferro: do cosmopolitismo ao sertão. Campinas. 1993. Dissertação (Mestrado) - Departamento de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Campinas, 1993.
MAIA, C. J.; CORDEIRO, F. L. As faculdades da FUNM. In: CALEIRO, R. C, L.; PEREIRA, L. M. (Orgs.). Unimontes 40 anos de história. Montes Claros: UNIMONTES, 2002, p. 49-106.
MINAS GERAIS. Decreto n. 8.245 de 06 de abril de 1964. Disponível em: . Disponível em: 03/03/2012.
MOREIRA, R. Da Região à Rede e ao Lugar (A nova realidade e o novo olhar sobre o mundo). Revista Ciência Geográfica, AGB-Bauru/São Paulo, v. III, n.6, p. 01-11, 1997. OLIVEIRA, E. R. de. Trajetória econômica e social do Norte de Minas Gerais. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS, 5., 2001, Ouro Preto/MG. Anais... Ouro Preto/MG: 2001.
OLIVEIRA, M. T. C. O Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. A educação e seus sujeitos na história, 4., 2006, Goiás. Anais... Goiânia: Editora da UCG; Vieira, 2006.
PAULA, A. M. N. R. de. Migrações campo-cidade: vários enfoques interpretativos. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, III, e SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, II, 2005, Presidente Prudente. Anais..., Presidente Prudente, 2005.
PAULINO, A. F. B; PEREIRA, V. A Educação no Estado Militar (1964-1985). Cadernos de História da Educação, UFU, v. 6, p. 1942-1951, 2006. Disponível em: . Acesso em: 30/06/2012.
PAYNE, A.; PHILLIPS, N. Desarrollo. Madri: Alianza Editorial, 2010.
RIST, G. El desarrollo: historia de una creencia occidental. Madri: Los Libros de la Catarata, 2002.
RIST, G. The history of development. from western origin to global fauth. London/New York: Zed Books, 1997. (Cap. I a IV). ROIZ, D. S. A institucionalização do ensino universitário de Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1956. Ágora (UNISC), v. 13, n. 1, p. 65-104, 2007. ROMANELLI, O. O. História da educação no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.
SANTOS, J. M.; LUCENA, C. A. Educação, trabalho e indústria: A FIEMG e suas estratégias de formação humana no contexto do nacional desenvolvimentismo (1950-1961). In: JORNADA DO HISTEDBR, VIII, 2008, São Carlos. Anais... São Carlos: Ufscar, 2008. v. 1. p. 1-15.
SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas. Campinas: Autores Associados, 2007. SCHULTZ, T. W. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
SILVEIRA, I. A importância da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras no Norte de Minas. Vínculo, Montes Claros, n. 4, p. 17-18, 1989.
THEODORO, M. L. A Questão do desenvolvimento - uma releitura. In: RAMALHO, J. P.; ARROCHELLAS, M. H. (Orgs.). Desenvolvimento, subsistência e trabalho informal no Brasil. São Paulo: Cortez, 2004. p. 15-44.
THRALLS, Z. A. O ensino da Geografia. Tradução de Dalilla C. Sperb. Porto Alegre: Editora Globo, 1965. TOLEDO, C. N. ISEB: fábrica de ideologias. Campinas: Ed. da Unicamp, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.