As políticas de ações afirmativas por dentro: Um relato de (sobre)vivência e a fuga como lugar de produção de conhecimento

Affirmative action policies from the inside: An account of “(sobre)vivência” and escape as a place of knowledge production

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v28n2p27-49

Palavras-chave:

Fuga, Produção de conhecimento, Antropologia do conhecimento, Ações afirmativas

Resumo

Este texto apresenta algumas breves reflexões teóricas-políticas-vivenciais das ações afirmativas a partir de uma perspectiva de ume pesquisadore prete reparade por essa política desde a sua graduação. Deste modo, tomo a minha própria trajetória como exemplo de análise e descrição do cotidiano de estudantes negres nas universidades, sem cair no conto perigoso da universalidade e/ou da romantização. Deste modo, coloco-a no seio da movimentação histórica para, enfim, pontuar as transformações ocorridas no ambiente universitário e, sobretudo, argumentar que as políticas de ações afirmativas promovem uma quebra (Mombaça, 2021) na forma de se pensar a universidade e a dinâmica de produção de conhecimento. Assim, finalizo o texto realizando uma discussão inicial a respeito do fenômeno da fuga como (mais) um lugar (possível) de produção de conhecimento.

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Biografia do Autor

zwanga adjoa nyack, Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorande do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CAPES. ORCID: 0000-0001-9551-823X. E-mail: zwanga.nyack@outlook.com

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

ADJOA NYACK, zwanga. As políticas de ações afirmativas por dentro: Um relato de (sobre)vivência e a fuga como lugar de produção de conhecimento: Affirmative action policies from the inside: An account of “(sobre)vivência” and escape as a place of knowledge production. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 27–49, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p27-49. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6117. Acesso em: 13 nov. 2024.