Autobiografia: Uma trajetória acadêmica kaiowá e guarani
Che reko ypy ete: Temiguata ava reko nhemombeypy ambue tavyterã/kaiowá e guarani
DOI:
10.46551/issn2179-6807v28n2p79-99Palavras-chave:
Trajetória Indígena, Formação Acadêmica, Aprendiz Indígena, Kaiowá e Guarani, AutobiografiaResumo
Neste texto descrevo minha trajetória acadêmica de formação nos dois caminhos, na universidade e nos conhecimentos indígenas kaiowá e guarani. Na universidade estive em dois cursos de formação de professores. Cursei pedagogia em uma faculdade particular e conclui a Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal da Grande Dourados. Mostro as diferenças entre as duas graduações a partir de minha trajetória e da formação contínua do ser aprendiz da escola xamânica dos indígenas tavyterã/kaiowá e guarani, experiência valorizada na Licenciatura Intercultural e no mestrado em Antropologia Social. Ao final, trato das monografias de outros pesquisadores kaiowá que já passaram pelo ritual da academia. Cada um teve a sua própria trajetória, diferente uns dos outros, e seu modo de produzir na academia. Eu também entro nesse grupo de pesquisadores indígenas e continuo a caminhada de ser o aprendiz dos saberes de coletivos de sábios e sábias kaiowá e guarani.
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Referências
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