Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência

Social work and ableism: The profissional training of students with disablities

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v28n2p125-149

Palavras-chave:

Serviço Social, Capacitismo, Estudantes, Deficiência, Políticas Afirmativas

Resumo

O presente estudo aborda as nuances sobre o acesso e a formação profissional de estudantes com deficiência no curso de Serviço Social de uma universidade pública federal no estado de São Paulo. Nesse sentido, busca-se apreender a efetividade do ingresso estudantil a partir da lei 12.711 de 2012, e como as políticas afirmativas se desenvolveram para esse grupo. Para tanto, realizou-se uma análise documental sobre os dados de ingressantes no curso entre 2018 e 2021, de forma a quantificar a inserção desses estudantes, apontando, inclusive, como o capacitismo ainda é colocado como uma barreira moral e social no acesso formativo. Nota-se, então, que o ingresso de estudantes com deficiência avançou no país, porém, o seu número ainda é pouco expressivo no curso de serviço social, além de que as políticas de educação precisam ter sustentação no ensino básico para que o direito de acesso ao nível superior seja efetivamente garantido.

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Biografia do Autor

Pedro Egidio Nakasone, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Assistente Social. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais da Universidade Federal de São Paulo. Doutorando no Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3211-1368. E-mail: nakasone@unifesp.br

Luzia Fátima Baierl, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Assistente Social. Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo. Mestra e Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1550-9451. E-mail: baierl@unifesp.br.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

NAKASONE, P. E.; BAIERL, L. F. Serviço social e capacitismo: A formação profissional de estudantes com deficiência: Social work and ableism: The profissional training of students with disablities. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 125–149, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p125-149. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6121. Acesso em: 22 dez. 2024.