Formação de professores por uma educação inclusiva: Uso do design thinking como ferramenta formativa

Teacher training for inclusive education: Use of design thinking as a training tool

Autores

DOI:

10.46551/issn2179-6807v30n1p193-212

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Acessibilidade, Inclusão, Formação de professores, Design Thinking

Resumo

A Educação Inclusiva está prevista na legislação brasileira como um direito de todos. Sua efetivação, no entanto, encontra diversos obstáculos, dentre a superação das barreiras de acessibilidade metodológica. Visando contribuir com professores e outros profissionais da área da educação no processo de superação dessas barreiras, apresenta-se o Design Thinking como ferramenta para auxiliar na formação desses na elaboração de aulas que priorizem a inclusão escolar dos alunos com deficiência. O processo de Design Thinking considera os princípios de empatia, colaboração, criatividade e otimismo, que corroboram com a proposta de contribuir com a elaboração de material para a formação de professores. Como fundamentação teórica, dentre outros, recorreu-se a autores que escreveram sobre Design Thinking, como Tim Brown e Priscila Gonsales; sobre inovação, tecnologia e educação seguimos com Vani Moreira Kenski, José Manuel Moran e Manuel Castells; sobre formação de professores contou-se com as contribuições de Francisco Imbernón e sobre Educação inclusiva destacamos Lev Semyonovich Vigotski, Romeu Kazumi Sassaki e Maria Teresa Eglér Mantoan. A relevância dessa proposta está em colaborar com a formação de professores, de modo que isso tenha impacto positivo na inclusão dos alunos com deficiência, a partir da superação da barreira de acessibilidade metodológica.

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Biografia do Autor

Duartina Ana Dias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda na Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela mesma universidade. Desempenha a função de Analista Pedagógica na rede municipal de ensino de Uberlândia – MG. Pesquisa inclusão escolar das pessoas com deficiência. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional - GEPEPES/UFU. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3955-9146. E-mail: duartina.dias@ufu.br.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

ANA DIAS, D. Formação de professores por uma educação inclusiva: Uso do design thinking como ferramenta formativa: Teacher training for inclusive education: Use of design thinking as a training tool. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 193–212, 2024. DOI: 10.46551/issn2179-6807v30n1p193-212. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/7228. Acesso em: 21 nov. 2024.