Estratégias de construção do “lugar” do “ser social” pelas famílias em condições de extrema pobreza
Abstract
A análise que se faz tem origem de dados recolhidos por uma pesquisa a qual tinha como objetivo compreender as estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas por famílias em condições de vulnerabilidade social no Brasil. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se a trajetória de vida, por meio de entrevistas abertas, com famílias em condições de vulnerabilidade social residentes em bairros periféricos. O estudo analisado indica que a chamada condição de vulnerabilidade social, mesmo considerando parâmetros bem definidos, envolve questões subjetivas, como é o caso de vínculos afetivos e/ou familiares; A escola (enquanto uma instituição) se apresenta como um elemento de dupla face no contexto da vulnerabilidade social, a partir de um jogo dialético entre o de se constituir vítima ou de produtora das próprias desigualdades sociais. As estratégias sócio-educativas de apropriação do espaço público utilizadas pelas famílias em condições de vulnerabilidade social têm caráter diferente dependendo do grau de vulnerabilidade social da família ou da pessoa: a reconstrução da identidade social a partir da construção de uma imagem de si ou a reconstrução da identidade social a partir da construção da ação produtiva e estabelecimentos de vínculos institucionais e/ou com associações; Não se pode pensar a ação do Estado como uma ação de direito simplesmente, mas se constitui de uma construção coletiva a qual se apresenta de forma diferenciada dependendo do segmento social.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Revista Desenvolvimento Social
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.