A FEIRA LIVRE DE COUTO DE MAGALHÃES DE MINAS, NO ALTO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS: A PERCEPÇÃO DOS FEIRANTES E CONSUMIDORES
Abstract
O presente artigo aborda as percepções de feirantes e consumidores da feira livre do município de Couto de Magalhães de Minas, no Alto Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O objetivo foi conhecer a importância socioeconômica desta feira nesta pequena comunidade, sob a ótica dos comerciantes e dos consumidores. Foi aplicado um questionário com 8 questões abertas a cada feirante, para que cada um respondesse livremente de acordo com suas percepções, sobre a importância da feira como espaço de comercialização de seus produtos. Também foram entrevistados 25 consumidores no momento de sua chegada à feira e na saída da mesma. Para 35,7% dos feirantes entrevistados, a feira configura-se como único canal de comercialização de seus produtos e para 28,7% deles a feira é importante, porque facilita a convivência entre amigos. Para os consumidores os maiores atrativos da feira foram o preço dos produtos (48%) e a qualidade dos mesmos (44%), além de muitos terem também relatado que a feira se configura como local para passeio e encontro com os amigos. Conclui-se, portanto, que a feira livre da cidade de Couto de Magalhães de Minas representa não somente um importante local de venda e compra de alimentos, sendo a principal fonte de renda de muitos produtores rurais, mas também um importante local de convívio social do município.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.