ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO 2º DA LEI 8.080 DE 1990 (LEI ORGÂNICA DA SAÚDE) QUE DISPÕE QUE A SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO

Authors

  • Matheus Rocha de Oliveira Faculdades Integradas do Norte de Minas
  • Ronilson Ferreira Freitas Faculdades Integradas do Norte de Minas

Abstract

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 representou uma importante mudança da saúde no Brasil, pois ela implantou no país a forma descentralizada da saúde, com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que passou a ser regulamentado principalmente pela lei 8.080/90. Tal lei dispõe em seu artigo 2º que “a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”. No entanto, é notável a dificuldade que o estado possui em prestar acesso à saúde de qualidade para toda a população brasileira. O objetivo geral do presente estudo é realizar uma análise crítica do mencionado artigo e demonstrar a sua efetividade em âmbito em federal, observando-se a prestação da saúde está sendo exercida de forma plena pelo estado como afirma o dispositivo em comento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2020-04-07

How to Cite

ROCHA DE OLIVEIRA, Matheus; FERREIRA FREITAS, Ronilson. ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO 2º DA LEI 8.080 DE 1990 (LEI ORGÂNICA DA SAÚDE) QUE DISPÕE QUE A SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL DO SER HUMANO. Revista Desenvolvimento Social, [s. l.], vol. 21, no. 1, p. 185–198, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1880. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos

Most read articles by the same author(s)