Trajetória e experiência de vida acadêmica wauja

Wajua's trajectory and experience of academic life

Authors

DOI:

10.46551/issn2179-6807v28n2p50-78

Keywords:

Trajetória indígena na universidade, Educação Wauja, Educação não indígena

Abstract

Neste trabalho descrevo minha trajetória tanto na educação Wauja, povo a qual pertenço, como na escolarização não indígena, a entrada na universidade e realização de pesquisa de mestrado. Analiso a educação Wauja, relacionada a reclusão pubertária, e os modos de aprendizagem das crianças e dos jovens Wauja que foram temas de minha dissertação e estão relacionados a minha trajetória como professor indígena. O povo Wauja é falante de língua do tronco Aruwaki que vive na Terra Indígena do Xingu e no Estado de Mato Grosso-MT. Os Wauja recebem a educação desde crianças e até a vida adulta com as famílias, por meio de orientações orais, de práticas manuais e da observação.  Atualmente, há a oportunidade de os indígenas acessarem a universidade e realizarem suas próprias pesquisas. A partir da minha experiência mostro que o estudo na universidade é importante para os povos indígenas como modo de fortalecimento das suas tradições e da luta por direitos específicos e reconhecimento.

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Author Biography

Autaki Waurá, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (PPGAS/Unicamp). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Goiás (PPGAS/UFG). Graduado em Educação Intercultural, com habilitação em Ciências da Linguagem, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor indígena desde 2006. Atualmente leciona na Escola Indígena Municipal Ulupuwene (aldeia Ulupuwene, Parque Indígena do Xingu). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5784-881X. E-mail: autakiwaura@gmail.com.

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Published

2022-12-20

How to Cite

WAURÁ, A. Trajetória e experiência de vida acadêmica wauja: Wajua’s trajectory and experience of academic life. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 50–78, 2022. DOI: 10.46551/issn2179-6807v28n2p50-78. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/6118. Acesso em: 26 nov. 2024.