(RE)TAYLORIZAÇÃO DO TRABALHO DE CALL CENTERS? NOVAS CONFIGURAÇÕES E PADRÕES NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS

Autores/as

  • Talissa Naira Castanha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Luciene Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Sílvia Gomes Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumen

Nas sociedades contemporâneas, os Call Centers representam uma atividade de elevadas proporções na geração de empregos, principalmente para jovens do sexo feminino. Observam-se, em alguns aspectos, aproximações das empresas de Call Center com estruturas fabris, apresentando rotinas extremamente padronizadas e controladas. A nova morfologia do trabalho capacita a analise de trabalhos que, em suas atividades diárias trazem particularidades do trabalho padronizado, característico do modelo Fordista/Taylorista, trazendo por outro âmbito o dinamismo e flexibilidade do modelo Toyotista, mesclando-se em seus postos de trabalho. São transformações ligadas à inserção e desenvolvimento de novas tecnologias nos processos de produção e, trazem consigo novos padrões na busca de eficiência e produtividade, isto é, são formas de ajustes do trabalho à lógica do mercado, marcadamente competitivo e instável. Constituem-se, portanto, uma nova parcela que amplia e diversifica a classe trabalhadora no Brasil.

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Publicado

2020-03-17

Cómo citar

NAIRA CASTANHA, T. .; RODRIGUES, L.; GOMES RODRIGUES, S. . (RE)TAYLORIZAÇÃO DO TRABALHO DE CALL CENTERS? NOVAS CONFIGURAÇÕES E PADRÕES NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 127–137, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1353. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos avulsos