Grande Sertão: veredas e seus ecossistemas

Autores/as

  • João Batista de Almeida Costa Universidade Estadual de Montes Claros
  • Aline Luz
  • Antônio Carlos Ferreira Universidade Estadual de Montes Claros
  • Carlos Alberto Dayrell

Resumen

A partir do universo da obra Grande Sertão: Veredas é realizada uma leitura do sertão roseano que é abordado em quatro aspectos considerados essenciais para se apreender o mundo sertanejo nortemineiro. As argumentações construídas tomam como base empírica a questão ecológica em que se articulam diversos biomas, por ser a região, um espaço de transição entre os mesmos. É também abordada questão da ocupação do espaço regional, bem como as transformações ocorridas nas relações sociais vigentes na região a partir da década de 1960, no escopo da expansão das relações capitalistas de produção. Finalmente, a cultura sertaneja nortemineira é abordada em diversas dimensões. Todos os aspectos tratados são considerados processualmentepor enfocar as dinâmicas ocorridas no período. A leitura construída propicia uma apreensão articulada dos diversos aspectos tratados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Batista de Almeida Costa, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutor em Antropologia e professor da Universidade Estadual de Montes Claros

Aline Luz

Cantora e estudiosa autodidata da obra de João Guimarães Rosa

Antônio Carlos Ferreira, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Saúde Pública, Mestre em Agroecologia, professor da Universidade Estadual de Montes Claros e membro do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas.

Publicado

2020-03-19

Cómo citar

BATISTA DE ALMEIDA COSTA, J.; LUZ, A. .; CARLOS FERREIRA, A. .; ALBERTO DAYRELL, C. Grande Sertão: veredas e seus ecossistemas. Revista Desenvolvimento Social, [S. l.], v. 1, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/1399. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos avulsos