A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO

Autores/as

  • Karen Tôrres C. Lafetá de Almeida
  • Naiara Vieira Silva Ivo

Palabras clave:

Escolarização indígena, Educação diferenciada, Currículo

Resumen

Este trabalho se constituiu em um esforço de analisar, refletir e discutir alguns aspectos acerca da escolarização indígena, a partir da chamada “educação diferenciada”, estabelecida no Brasil com a promulgação da Constituição Federal de 1988. O trabalho está organizado a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural. Assim, discutiu-se a “escola diferenciada” e a sua disseminação a partir dos autores: TASSINARI, Antonella; LASMAR, Cristiane; ANDRADE, Karenina; FRANCHETTO, Bruna; GRUPIONI (2008) dentre outros. Pretendemos organizar esta discussão a partir de um breve Histórico da Educação Indígena no Brasil, contemplando os principais dispositivos constantes na legislação brasileira que conformam, nos dias de hoje, o que tem sido proclamado como o direito a uma educação diferenciada, por vezes assim denominada, por outras, denominada, de educação bilíngue e intercultural.

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Publicado

2020-01-03

Cómo citar

TÔRRES C. LAFETÁ DE ALMEIDA, Karen; VIEIRA SILVA IVO, Naiara. A EDUCAÇÃO DIFERENCIADA E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O CURRÍCULO. Revista Desenvolvimento Social, [s. l.], vol. 25, n.º 2, p. 93–109, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/article/view/150. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos

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